Diocese de Jales em clima de Jubileu

Neste mês de julho aumenta na Diocese a expectativa da celebração dos 50 anos da Diocese. A data oficial do aniversário é 15 de agosto. Mas ainda neste mês estão previstas diversas iniciativas, na reta final do ano jubilar, que foi aberto na romaria do ano passado, e vai se concluir na romaria deste ano.


No próximo domingo se reunirão os cursilhistas, para recordar os mais de setenta cursilhos já realizados na diocese.

Em seguida será a vez da semana missionária, cuja abertura está prevista para o sábado dia 17, em missa reunindo as três paróquias da cidade de Jales.

No domingo dia 25 será a vez da Renovação Carismática celebrar sua caminhada no contexto da diocese.

A partir daí, cada dia as rádios da região divulgarão uma série de comentários do Bispo sobre a história da diocese, que está prestes a completar os seus 50 anos de existência.

Desta maneira vai se concluindo a intensa programação, que foi sendo realizada desde a romaria do ano passado, quando foi aberto oficialmente o ano jubilar.

Naquela data iniciou sua peregrinação pela Diocese a imagem de Nossa Senhora da Assunção, que agora já se encontra na região de Jales.

Foi programada uma sequência de “jubileus específicos”, de pastorais, movimentos ou organismos, para cada qual perceber de que maneira participa da vida e da missão da Diocese.

Todas estas celebrações serão recordadas na romaria do dia 15 de agosto, quando se fará o encerramento oficial do ano jubilar, com a celebração dos 50 anos de instalação da Diocese.





Semana Missionária em Jales

De 17 a 23 deste mês, a cidade de Jales será palco de mais uma Semana Missionária, promovida pela Diocese.

Desta vez o motivo é muito especial. No jubileu da diocese, a cidade de Jales é chamada a dimensionar melhor o que significou ter sido escolhida como sede da nova diocese, implantada nesta região 50 anos atrás.

Virão missionários de todos os 46 municípios que compõem o território da Diocese. Todos esses municípios cultivam o vínculo especial que Jales estabelece na região, pelo fato singular de ela ser a sede da diocese.
Foi este o motivo de realizar em Jales, neste ano, a Semana Missionária que a diocese sempre promove em cada ano. 50 anos atrás, a cidade de Jales vibrou com a implantação da Diocese, que projetou seu nome no cenário regional e nacional.
Agora, a Semana Missionária tem a intenção de novamente despertar a cidade de Jales, para que corresponda a este privilégio que lhe foi concedido, de ser o ponto de referência de toda a região, como sede da Diocese que englobam esses 46 municípios.
A programação da semana já está sendo ultimada, e terá ampla divulgação nos próximos dias.
Nova cúria assinala Jubileu da Diocese
Está quase pronta a nova Cúria Diocesana, a ser inaugurada nos próximos dias, dentro da programação do jubileu da Diocese.
E´um edifício muito bonito, que certamente se destacará na panorama arquitetônico da cidade. Construído ao lado da antiga cúria, e defronte à Rádio Assunção e à residência do Bispo, integra agora o conjunto que se constitui em sede administrativa e pastoral da diocese.
Planejada em todo os seus detalhes, resultado de uma proposta que procurou levar em conta os ofícios que precisa abrigar, a nova cúria foi construída na perspectiva de atender às necessidades da diocese por muito tempo.
O projeto foi executado pelo Arquiteto Osvaldo Polízio e pelo engenheiro Paulo Cezar Silva. Contou com competente mestre de obras a comandar os trabalhos da construção. A qualidade da obra pode agora ser comprovada, não só pela boa distribuição dos seus espaços, mas também pela beleza arquitetônica que resultou do seu conjunto.
No dia 15 de agosto, data oficial do jubileu, a nova cúria diocesana será apresentada a todos os bispos da Província de Ribeirão Preto, que vão se reunir em Jales para homenagear a Diocese.

Comentários