Votuporanga terá empresa de biocombustível, única no Brasil

Votuporanga será a primeira cidade do Brasil a produzir energia limpa renovável a partir do pellet, biocombustível sólido feito de resíduos agroflorestais. A holding Green Energy Group confirmou que irá instalar no Distrito de Simonsen a primeira unidade fabril da BrasPellet, linha de negócios da Green Energy para produção de pellet, com o objetivo de transformar resíduos de cana de açúcar e podas de árvore em biocombustível sólido de biomassa compactada.

O processo de instalação da empresa teve início há pouco mais de um ano com a visita de representantes ao prefeito Junior Marão. Dentro do plano de incentivo ao desenvolvimento econômico do município, a Prefeitura ofereceu o apoio logístico e conseguiu o espaço para as obras no terreno às margens da rodovia Euclides da Cunha, entre o Distrito de Simonsen e o Auto Posto VM. A parceria com o Poder Municipal inclui ainda os serviços de terraplenagem e doação de parte do terreno. O italiano radicado no Brasil e CEO da Green Energy Group, Diego Maurizio Zannoni, esteve na cidade e informou que “a previsão é iniciar as obras em outubro de 2010, com prazo de conclusão de um ano”.
A BrasPellet utilizará o bagaço de cana e a poda de árvore como matéria prima para o biocombustível, uma vez que o estado de São Paulo é o maior produtor de cana do mundo, com cerca de 184 usinas de processamento. De 25 a 30% da produção total dessas usinas se tornam bagaço. A indústria também se apresentará como solução para o destino correto das podas de árvores geradas pelos municípios da região de Votuporanga. A capacidade inicial de produção de pellet será de 40 mil toneladas/ano. Cerca de 10% da produção inicial será exportada para a Europa.
A unidade instalada em Votuporanga será a primeira do país a utilizar o bagaço da cana e a poda de árvores para produção de pellet, tornando-se referência mundial. Por isso, o grupo agendou para o dia 1º de julho o evento de apresentação da indústria. A cerimônia será no Votuporanga Clube, às 19h30 e pretende reunir autoridades, lideranças locais, profissionais da área, imprensa, parceiros e comunidade em geral. A apresentação contará com a presença dos empresários da Green Energy Group, de Luxemburgo e Brasil, e do prefeito Junior Marão.
O Pellet – Na área de bioenergia, o pellet é um biocombustível sólido, em forma cilíndrica, de biomassa compactada. Eles devem ser queimados para produção de energia térmica e/ou termoelétrica para clientes industriais em substituição a combustíveis fósseis.
Países da Europa interessados em investir em soluções ambientais são, atualmente, os maiores incentivadores dessa produção a partir de resíduos agroflorestais. De acordo com informações dos empresários da Green Energy Group, “o Brasil é um dos maiores produtores de biomassa no mundo, com isso tem potencial para ser um dos maiores fornecedores de pellet em futuro muito próximo, porém hoje não há uma produção significativa de pellet em nosso país”.
A Gestora Ambiental, Roberta G. Romeiro, que acompanha a instalação da empresa, explica que o pellet é uma alternativa de energia limpa, ao contrário das fontes tradicionais de combustíveis fósseis, uma vez que tem a mesma função para geração de energia, mas é considerado biocombustível. “Hoje, os principais produtos usados para a queima em termoelétricas e indústrias em seu processo produtivo são o carvão mineral, óleo combustível e GLP. O Pellet é uma alternativa limpa, considerada benéfica para o meio ambiente, porque vem ao encontro das preocupações com a redução da emissão de carbono, tão discutidas mundialmente”.

Comentários