Escolas municipais de Jales se destacam no Saresp


Depois de obter destaque em nível nacional com IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6,3, as escolas municipais de Jales voltaram a se destacar, desta vez em nível estadual, conforme medição efetuada pelo SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que avalia anualmente o desempenho dos alunos paulistas que estão na 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.

Os resultados do SARESP 2009, relativos aos municípios, foram divulgados na quarta-feira (26/05) da semana passada, pelo governador Alberto Goldman e pelo secretário da Educação, Paulo Renato Souza.
No total, 582.778 alunos de 3.226 escolas em 532 cidades fizeram o exame, o que significa uma adesão de 82,5% dos municípios paulistas, atestando a credibilidade do sistema de avaliação implantado pelo governo estadual. Para a secretária municipal de Educação, professora Elida Barison, “o SARESP é um instrumento importante no sentido de possibilitar às secretarias de educação de cada município um parâmetro que permita diagnosticar a situação de suas escolas e estabelecer metas para melhorar a qualidade do ensino”.

Elida demonstrou satisfação com os resultados obtidos pelas escolas pertencentes à rede municipal de Ensino de Jales, cujas médias ficaram acima da notas obtidas pela rede estadual, bem como foram superiores à média alcançada pelas demais redes municipais do estado de São Paulo.

Na avaliação de Língua Portuguesa, para os alunos da 4ª série, as escolas municipais de Jales obtiveram 226,3 pontos, enquanto a média das escolas estaduais foi de 190,4 pontos e a média das demais redes municipais foi de 192,5 pontos. Já na avaliação de Matemática, também para os alunos da 4ª série, as escolas municipais jalesenses alcançaram 239,1 pontos, enquanto a rede estadual obteve 201,4 pontos e as redes municipais do estado obtiveram média de 201,9 pontos.

Em ambas as disciplinas, o melhor desempenho entre as escolas municipais de Jales foi obtido pela EM “Profª Maria Olympia Braga Sobrinho”, com médias de 241,5 pontos em Língua Portuguesa e 257,5 pontos em Matemática. Outros destaques foram as escolas “Profª Eljácia Moreira” e “Profª Jacira de Carvalho da Silva”, que apresentaram considerável evolução em relação a avaliações anteriores.

Na medição do rendimento escolar dos alunos da 2ª série, as escolas municipais de Jales também obtiveram resultados que as colocam entre as melhores do Estado. Na avaliação de Língua Portuguesa, os alunos das escolas municipais alcançaram 55,6 pontos, numa escala de Zero a 72 pontos possíveis. O resultado ficou acima da média das escolas da rede estadual, que alcançaram 48,6 pontos, e foi superior também à média das 532 redes municipais avaliadas, que foi de 45,0 pontos.
Na avaliação referente à disciplina Matemática, o resultado alcançado pelas escolas municipais jalesenses também foi expressivo. A nossa média, de 55,6 pontos, foi superior à média da rede estadual, de 48,6 pontos, e maior que a média dos 532 municípios avaliados, que alcançou 45 pontos. Na avaliação da 2ª série, o melhor desempenho entre as escolas municipais, em Língua Portuguesa, foi obtido pela EM “Profª Eljácia Moreira”, cujos alunos alcançaram 58,5 pontos de 72 possíveis, enquanto a EM “Profª Maria Olympia Braga Sobrinho” foi o maior destaque em Matemática, com 85 dos 100 pontos possíveis.
Na opinião da secretária municipal de Educação, Elida Barison, os bons resultados obtidos pelas escolas municipais refletem “o trabalho coletivo dos profissionais da Educação, incluindo gestores e professores, além do envolvimento da família na vida escolar dos filhos”. Ela destacou também que “a administração municipal vem investindo na formação continuada e na valorização dos docentes e funcionários como forma de transformar Jales em um município educador”.

Comentários