Educar para preservar

Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente


Educar as novas gerações, conscientizando-as da esgotabilidade dos recursos naturais e da responsabilidade que cada um tem em zelar pelo meio que vive, aprender a cuidar da natureza com consciência, é um dos objetivos da Escola Estadual “José Teixeira do Amaral”. A escola através da Educação Ambiental oferece ferramentas teórico e técnico para que os observadores de hoje se tornem os formadores de opinião amanhã, através de um processo de ensino que passa pela sensibilização e redescoberta de paisagens e valores.

Para diretora Maria Aparecida Vilches Conejo “a população jovem do país precisa ter acesso a matérias relacionadas às questões ambientais, para saber refletir melhor sobre as conseqüências dos desmatamentos ilegais; dos lançamentos indevidos de esgotos no leito de um curso d´água; da utilização das águas de um rio de múltiplos usos, que apresente sinais de debilidade hídrica; da geração de energia cuja matriz energética é calcada, prioritariamente, em hidrelétricas; dos efeitos da radiação nos organismos vivos e de tantas outras questões que costumam ocorrer no nosso cotidiano. Creio que é sempre através do diálogo que iremos dar seqüência a tudo aquilo que foi conquistado pela sociedade”.
Ainda há uma dificuldade em relacionar os problemas ambientais aos nossos hábitos de consumo cotidianos. Todos nós brasileiros somos preocupados com a preservação da floresta amazônica, mas não pensamos nela na hora de comprar móveis ou madeira para construção. Por outro lado, muitos consumidores são conscientes de alguns impactos ambientais de seus hábitos de consumo, mas geralmente não tem informação sobre o que fazer. Por exemplo, com a separação do lixo.
“É importante que tenhamos uma atitude mais propositiva enquanto profissionais da educação no tocante a proteção do meio-ambiente, por isso tentamos fazer com que os estudantes percebam que precisam mudar suas atitudes em relação ao mundo natural. Não basta dizer que devemos jogar papel no lixo, promover a reciclagem de materiais, evitar queimadas ou plantar novas árvores. As crianças e adolescentes que freqüentam nossas escolas devem ser motivadas a se posicionar e praticar ações que realmente revertam em favor da natureza e da vida no nosso planeta “, diz a coordenadora Roseli Cristina Pacheco Catanozi.
A escola se preocupa em associar os seus conhecimentos e as informações que adquiriram com maior velocidade e presteza a práticas que sejam verdadeiramente efetivas para a recuperação da natureza e também para a conservação dos recursos que ainda nos restam.
E ainda, a escola que se abre à comunidade tem espírito sensível e olhar atento às realidades de vida, construindo cidadania e solidariedade a partir do processo educativo. Esta é uma tarefa grandiosa, que exige muito esforço, dedicação e permanente ação-reflexão, sendo considerada categoria ética porque rompe a barreira dos preconceitos e das diferenças, tornando possível a convivência humana de forma mais fraterna. Quando a escola se propõe a trabalhar com parceiros, abrindo-se à comunidade, vivencia um espaço de humanização e participa de um roteiro que inclui desenvolvimento e promoção.
Nesse sentido a escola vê a importância em manter contato com todos aqueles que estejam engajados por princípios e paixão nessa importantíssima luta em favor da vida natural e por isso conta com a parceria do secretário municipal do Meio Ambiente, Rubens Nishi, que conseguiu o Certificado de Município Verde e Azul para o município de Urânia, Sabesp que no dia 2 de junho realizou uma palestra ministrada por Antônio Rodrigues da Grela Filho, gerente de divisão de Jales que contou também com o apoio de Benedito Rodrigues Verdelho Filho, encarregado administrativo da Sabesp de Urânia, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Urânia que não mediu esforços para que a escola pudesse realizar uma passeata ecológica para comemorar a semana mundial do meio ambiente.

Comentários