Aluno do Anglo de Jales desbancou mais de 3000 concorrentes na Olimpíada de Química

Cesar Henrique Freitas de Souza, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio XV de Abril- Anglo de Jales, é a prova de que um bom aluno precisa dominar a leitura e a escrita mesmo tendo aptidões para outras áreas. É que ele chegou à fase final da Olimpíada de Química de São Paulo e para isso teve passar pela fase inicial que foi composta por uma redação.

No 2º semestre de 2009, Cesar produziu uma dissertação dentro do tema “Química verde rumo a produtos e processos sem impacto ambiental”. Mais de 3000 alunos participaram, mas só as 100 melhores redações, automaticamente, foram para a segunda fase e o texto do aluno do Anglo foi classificado em 13º lugar.
Esses 100 alunos classificados somaram-se a 40 alunos da USP, os melhores da prova de exatas da FUVEST 2010 e, juntos, participaram da fase final da maratona que aconteceu no dia 5 de junho, no Laboratório de Química da Universidade de São Paulo. Lá tiveram que assistir a uma experiência feita por professores doutores do Instituto de Química sobre o tema Espectrofotometria e, após isso, resolveram uma prova a respeito do experimento.
Para tantas conquistas, Cesar contou com o apoio de muitas pessoas, “se não fosse por minha mãe Vânia, que também me acompanhou na viagem, e por meus professores, não chegaria até aonde cheguei”. O adolescente de 16 anos afirma ainda que prestará vestibular para o Curso de Engenharia Química e que quer estudar na USP.
“A experiência foi fantástica, além de testar meus conhecimentos, troquei muita experiência com alunos de outros lugares”, explica Cesar Henrique.

Comentários