Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp é centro de estudos

Reportagem veiculada pela rádio Diário FM e o jornal Diário da Região, no dia 25 de abril, faz um diagnóstico do que é hoje a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitários da Sabesp de Jales, inaugurada em abril de 2001

Segundo a reportagem, a paisagem confunde os visitantes de primeira viagem. Peixes, plantas e bancos de jardim não são a imagem comum de uma estação de tratamento de esgoto. Mas é exatamente este o cenário encontrado na ETE de Jales. O complexo tem 50 hectares e é um dos pontos turísticos da cidade.
A estação funciona como centro de estudo e preservação. Alunos das universidades locais desenvolvem projetos ambientais dentro da unidade, que mantém um viveiro de mudas para reflorestamento.
Além disso, a ETE oferece visitas guiadas à unidade, para explicar a estudantes ou pessoas comuns como funciona o tratamento de esgoto.
Para visitar a ETE é preciso entrar em contato com a Sabesp de Jales, pelo telefone (17) 3632-1606, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. A visita é agendada. Um funcionário acompanha o visitante e explica o funcionamento da estação.
Visitas – É uma constante visitas dos mais diuversoas segmentos da comunidade tanto local como regional e até de outros estados que desejam conhecer a Estação de Tratamento de Esgotos.
No sábado, 24 de abril, 135 alunos que participam do Programa de Alfabetização Cidadã - PACde Jales estiveram visitando e conhecendo o sistema.
São pessoas que não frequentaram um banco escolar e que agora estão sequiosas para aprender a ler e escrever pelo menos o báscio que estão sendo alfabetizadas pelo Metódo Paulo Freire.

Comentários