Coopercitrus: há 34 anos trabalhando a favor do cooperado

Ao completar 34 anos de atuação, a Coopercitrus pode orgulhar-se de sempre ter proporcionado ao cooperado o melhor apoio, sem jamais abrir mão dos princípios que defendeu e praticou desde a sua fundação: fornecer produtos e serviços da melhor qualidade e com as melhores condições possíveis de preço e prazo e, ao mesmo tempo, preservar e valorizar o patrimônio da cooperativa, que é o bem comum de todos os cooperados, atuando com responsabilidade social e em prol da proteção ambiental.

Nascida em 14 de maio de 1976, a partir da fusão de duas cooperativas de Monte Azul Paulista: a Cooperativa Agrária d’Oeste Paulista (Capdo) e a Cooperativa Agropecuária da Zona de Bebedouro (Capezobe), a Coopercitrus, hoje, possui 18.000 cooperados, 35 lojas de insumos, 14 concessionárias Valtra, 16 postos de recebimentos de embalagens vazias de agrotóxicos, armazéns para grãos, uma equipe de alto nível de engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários na prestação de assistência técnica e outros serviços que a colocam na liderança das cooperativas de fornecimento de insumos, máquinas e implementos agropecuários.
A Coopercitrus é, portanto, um dos melhores exemplos em nosso país da materialização dos ideais cooperativistas e de seu poder de criação de riqueza, em especial no meio rural, ao qual se dedica integralmente. É também um exemplo de capacidade de superação de dificuldades e ajustamento à realidade econômica. Ao longo de sua existência, o Brasil viveu tempos difíceis como o segundo choque do petróleo, em 1979, e os sucessivos planos de estabilização econômica criados pelo governo para debelar a inflação. Todos trouxeram pesados ônus para o setor agropecuário, parcialmente aliviados quando os preços agrícolas internacionais se mostraram favoráveis.
Além disso, atividades básicas para os negócios da Coopercitrus, como laranja, cana-de-açúcar, soja, café e pecuária de corte, viveram dificuldades climáticas, fitossanitárias e mercadológicas localizadas, exigindo que os produtores rurais mostrassem força e criatividade para contorná-las. Em todos esses episódios, a presença da Coopercitrus ao lado do cooperado foi o grande denominador comum. Em nenhum momento o produtor foi abandonado.
Como resultado dessa trajetória, a confiança do cooperado é hoje um dos mais valiosos ativos da cooperativa. Essa é a base para o continuo crescimento da Coopercitrus, que coloca ao alcance de cada um dos associados todos os benefícios do cooperativismo, sem os quais o agronegócio brasileiro não teria a força que tem.

Comentários