Polícia Científica de Jales recebe três novas viaturas

A Polícia Científica de Jales recebeu trêss novas viaturas do governo do Estado nesta semana. O lote de 150 viaturas distribuido em todo os Estado é composto por 78 veículos modelos Ford Fiesta e 72 Fiat Palio Weekend.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), todos os novos veículos são modelos .flex e contam com GPS (Sistema de Posicionamento Global), ar-condicionado e radiotransmissor digital. As novas viaturas têm pintura diferenciada das demais polícias.
A partir de agora, todas as provas periciais utilizadas pela polícia paulista passam a ser rastreadas por meio de etiquetas com chip detectável por portais instalados no local e por coletores móveis. A tecnologia traz mais agilidade ao trabalho pericial na emissão de laudos, uma vez que permite o controle de tempo quanto ao que está sendo investigado, além de possibilitar mais segurança e controle na guarda das provas.
A qualquer momento, será possível saber em que local está, por onde passou e qual o responsável por qualquer prova. Com o aprimoramento no controle, haverá um gerenciamento mais eficaz e rápido no fluxo de provas a serem examinadas. “É muito importante que a gente equipe e faça essa polícia cada vez melhor, porque quanto melhor tivermos uma polícia funcionando - civil, militar e científica, mais nós vamos ter certeza que não haverá impunidade”, ressaltou o governador Albrerto Goldmann.
Assim que forem coletadas, as provas vão receber as tags eletrônicas, também conhecidas como etiquetas eletrônicas com o chip. O policial poderá também registrar a prova no próprio local do crime. O procedimento de rastreamento pode ser feito na velocidade de 1000 leituras por segundo, permitindo trabalhar com um grande volume de provas simultaneamente.
Além de proporcionar o rastreamento, o sistema viabiliza a consolidação de um histórico de cada prova, o que é de suma importância nas investigações. Qualquer manuseio ou deslocamento do material terá, automaticamente, um registro no sistema de Tecnologia da Informação (TI) da Polícia Cientifica.

Comentários