FolhaGeral

Deu certo
Para quem acreditava que a 41ª Facip seria um fracasso, está sendo obrigado a dar a mão à palmatória e reconhecer que se não foi excepcional, pelo menos não foi aquele fiasco que seria cantado em verso e prosa. Os blogueiros que criticaram a festa pelos cinco dias e seus organizadores, vão ter que se curvar ante a coragem do jovem Airton Hentz e seus companheiros em encarar o “pepino”, e sair por cima.
Data fixa
A Facip de Jales está incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, e para isso é preciso divulgar mais a sua imagem, com meses de antecedência com a data oficializada para não ser mudada todos os anos e ser mantida nos calendários da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e do Ministério da Agricultura e Ministério do Turismo.
Não convidadas
Segundo se comentou no botequim da vila, algumas instituições não teriam sido convidadas para a abertura oficial da Facip no dia 14 de abril. Tanto que não se viu dirigentes “piolhos de inaugurações” no dia da abertura da festa. Falando em “piolho de festas”, apenas o vereador Luiz Especiato, presidente da Câmara Municipal, se via presente.
Presente
O ex-prefeito de Jales, médico Edson Freitas de Jales, que em seu primeiro ano de mandato (1969/1973), foi criada a Facip, esteve prestigiando o evento durante os dias de rodeio. Edson Freitas também foi governador do Mato Grosso. Hoje mora em Santa Fé do Sul.
Atrasadinho
Um convite assinado pelo prefeito Humberto Parini e o presidente da Câmara Municipal, Luis Especiato, convidando o diretor deste jornal para a inauguração do Pórtico da Cidade às 9h30m do dia 22 de abril, com a presença do ministro Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho, do Turismo, foi entregue via correio pelo carteiro, às 8h05m do dia 23 de abril. Quase 24 horas depois do ministro ter estado em Jales.
Oficio
Enquanto outras cidades entregam o projeto pronto na reivindicação de recursos para infra-estrutura, Jales primeiro entrega um ofício requerendo a verba e fica no aguardo da liberação. Após as outras cidades receberam a verba pois já estavam com o projeto pronto nos órgãos governamentais, Jales recebe o aviso para preparar o projeto. O dinheiro demora mesmo para chegar.
Em Jales
O deputado federal Ivan Valente, do PSOL, vai estar em Jales neste domingo, 25 de abril. Será recepcionado por correligionários próximo ao comboio. O presidente do PSOL jalesense, Juliano de Matos, esteve pessoalmente convidando a imprensa para estar presente.
Foi esquecido
Tiradentes foi esquecido no dia que é feriado em sua homenagem A data histórica em homenagem a um dos mais importantes personagens da história brasileira é esquecida no feriado. Todos os noticiários da imprensa: televisão, rádio e jornal, na quarta-feira, 21 de abril só falou dos 50 anos de fundação de Brasília. Líder da Inconfidência e considerado herói por muitos brasileiros, Joaquim José da Silva Xavier, foi enforcado em 21 de abril de 1792. Imortalizado como Tiradentes, o feriado nacional é honra ao 1º grande mártir da Independência do Brasil, Patrono Cívico da Nação brasileira, da Odontologia e da Polícia Militar.
Improcede
A juiza substituta Luciana Conti Puia, em 5 de abril, julgou improcedente a ação civil pública contra o ex-prefeito professor Joaquim Pires da Silva e outros, movida pelo Ministério Público Estadual que pedia a devolução de R$ 56,700,00 aos cofres públicos, por improbidade administrativa. O MPE em ação civil expôs que o ex-prefeito teria usado o órgão de imprensa oficial do município para propaganda pessoal, fato este não comprovado.
Por quê não?
Em 2008 durante a campanha eleitoral, um panfleto circulou pela cidade dando conta que R$ 6 milhões seriam investidos na construção de dois viadutos sobre a linha férrea. Até uma figura ilustrativa de um viaduto constava do panfleto. Dias desses, o vereador Macetão foi a Brasília pedir a liberação do dinheiro que estaria incluido no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. E os deputados...?.

Comentários