Representante da OAB faz palestra sobre mercado de trabalho para mulheres

foto/divulgação/oabjales
A 63ª Subseção da OAB de Jales recebeu no dia 12 de março, a advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional da OAB de São Paulo, Fabíola Marques (foto esquerda), para palestra sobre a mulher e o mercado de trabalho. O evento foi promovido pela Comissão da Mulher Advogada da Subseção e reuniu cerca de 40 advogados e advogadas na Casa do Advogado.

Fabíola que é doutora em Direito do Trabalho, abordou as diferenças sociais entre homens e mulheres no trabalho, a descriminação, as diferenças trabalhistas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho, diferenças salariais, violência doméstica entre outros tópicos. Segundo a advogada, o maior desafio da mulher hoje é conquistar os postos de gestão e ter, de fato, uma igualdade no salário. “Quando isso acontecer pode ser que exista igualdade. O principal é ter conhecimento dessa diferença e denunciar, se especializar, conhecer os seus direitos”, explica. Entretanto, para ela, a mulher advogada não sofre descriminação em relação aos homens, nem perde no quesito “credibilidade”. “Pelo contrário, muitas vezes temos preferência em causas por nossa sensibilidade”, disse.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada de Jales, Ana Paula Chaparim, faz um balanço positivo acerca do tema apresentado e conta que a palestra envolveu o público e propôs uma reflexão quanto aos direitos conquistados pelas mulheres nos últimos anos e a luta incessante pela igualdade. “Acredito que com a cooperação de ambos numa ética de solidariedade, cuidado mútuos, justiça, construiremos relações inclusivas e igualitárias”, ponderou.
Ao final da palestra os advogados puderam debater e questionar sobre os temas apresentados. Houve também sorteio de 3 livros de autoria da advogada, Fabíola Marques, além de cartilhas sobre as leis trabalhistas para mulheres.

Comentários