Vinhos e espumantes conquistam casais e passam a protagonizar casamentos

 E os espumantes bruts estão em ascensão nesse tipo de celebração

foto/divulgação

As festas de casamento cada vez mais exigem variedade – e até exclusividade - na hora de servir vinhos e espumantes para celebrar a união dos casais. Essas bebidas passaram a compor o radar dos noivos, que estão mais atentos às opções disponíveis no mercado. Os rótulos nacionais marcam presença nessa seleção e vem ganhando corpo e marcando presença. Outro elemento que marca o estilo desses eventos é a preferência pelos espumantes brut, tomando o lugar antes assegurado ao moscatel.

“Percebíamos a preferência pelo moscatel para os brindes, mas esse cenário mudou. Vemos a predileção crescente pelo espumante brut servido durante toda a duração da festa de casamento, o que demonstra uma evolução que tem relação com um paladar que degusta vinhos”, explica o CEO do Clube Vinhos Nacionais, Leonardo Curra, que também é sommelier.

“É claro que o moscatel tem seu lugarzinho reservado, mas as bruts ganharam corações e se tornaram mais comuns nos festejos”, pontua o especialista. Brut como o Vero Rosé da Família Bebber é um bom exemplo por ser um espumante que, na época de festas, apresenta crescimento de vendas de 40%. “Os períodos de casamento apresentam um consumo acelerado desse rótulo, o que demonstra a vivacidade dos espumantes junto ao público mesmo que tenhamos o início de uma temperatura mais fria entre o outono e o inverno”, destaca Leonardo.

Um cuidado que se deve ter quando são servidos vinhos e espumantes em casamentos é com a harmonização do menu. “Pela acidez dos bruts e por não serem bebidas consideradas ‘rápidas’, eles combinam bem com pratos mais leves e canapés, dispensando as opções condimentadas”, indica o especialista.

Há um comportamento bastante visto nas festas de casamento: o casal oferece, primeiro, um brinde de espumantes, depois um vinho tinto durante o jantar e retorna os espumantes após, no momento da festa propriamente dita, na hora da dança. “Essa pausa é técnica, porque muitos casais que nos procuram desejam que haja espumante em toda a duração da festa, querendo brindar e comemorar a noite inteira, se a celebração for vespertina”, conta.

Vinhos são presença elegante nas festas

Os vinhos tintos raramente apareciam nos casamentos, espaços que eram dominados pela cerveja. Hoje não é mais assim, com as pessoas abrindo suas mentes para as novidades da viticultura, mantendo o espumante como carro-chefe e dando atenção para os rótulos de vinho tinto – o que também confere um charme extra às celebrações.

“Especialmente na hora do jantar, os vinhos, sejam tintos ou mesmo os brancos, passaram a ocupar os cardápios festivos. No meu casamento, priorizamos o vinho branco, dois tipos de vinhos tintos e espumante. Não podemos esquecer das pessoas que gostam de tomar vinho tinto a noite toda, outro hábito crescente, com a opção por um produto que não seja tão carregado, ou seja, meio termo – o que agrada iniciante e entendedor de vinhos”, aponta Leonardo, ressaltando que a Vinhos Nacionais têm na sua expertise a sensibilidade de indicar as melhores bebidas para casamento.

Os vinhos, assim como os clássicos espumantes, cada vez mais agradam gregos e troianos nas festas e se consolida como alternativas elegantes que deixam as celebrações ainda mais inesquecíveis.

“Mas indicar o vinho certo para cada tipo de festa é fundamental”, finaliza o CEO.

Sobre a loja Vinhos Nacionais: A Vinhos Nacionais é a maior loja exclusiva de vinhos brasileiros, e tem a frente a curadoria dos sommeliers Leonardo e César Curra. É especializada na seleção e venda de vinhos e conta com mais de 1800 rótulos. Opera por meio da loja física, em um amplo e elegante espaço, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e também pela loja virtual. A marca tem o serviço Clube Vinhos Nacionais, com sócios que recebem mensalmente vinhos selecionados de acordo com os planos inspirados na vindima: Plantação, Brotação, Floração e Maturação. A Vinhos Nacionais é frequentemente indicada entre as cinco melhores lojas do Rio Grande do Sul e César Curra foi eleito Personalidade do Vinho 2021, pela Associação Brasileira de Sommeliers – Seção RS (ABS-RS). Confira mais informações em https://www.vinhosnacionais.com.br.

Comentários