Por que não consigo manter bons profissionais?

 


Uma das grandes queixas atualmente é a mão-de-obra, independentemente do tipo de empresa

Muitos são os profissionais disponíveis no mercado, mas hoje cada vez mais os funcionários buscam mais do que somente um bom salário. Então, como buscar e reter bons profissionais na empresa?

De acordo com Karla Küster, gestora empresarial, primeiro que é muito importante que a empresa saiba qual vaga está aberta e quais as características da pessoa que irá contratar.  “Muitas vezes me deparo com situações em que existe a necessidade de mão de obra, mas não se sabe exatamente por que precisa. Parece estranho isso não? Mas isso é muito comum”, explica ela. “A empresa está crescendo, as atividades começam a sobrecarregar alguns funcionários e a equipe começa a reclamar. O gestor rapidamente sinaliza que precisa de mais gente, no entanto esquece de parar para entender o que está sobrecarregando sua equipe.”

Segundo, conforme a gestora, descreva o tipo de funcionário que você procura. “Essa pessoa vai compor sua equipe, ela precisa ter competências comportamentais, técnicas e organizacionais que agreguem seu time de funcionários. Deixe clara a função que o funcionário irá desempenhar. Se por exemplo ele for contratado para o financeiro, ele deverá processar e efetuar a programação dos pagamentos diários nos bancos, realizar conciliação bancária, ou seja, atividades afins à sua função”, relata Küster.

Confira outras orientações da especialista:

  • Deixe claro aos candidatos a missão, visão e valores da empresa e os explique ao candidato, ele precisa entender se esses itens combinam com o que acredita. 
  • No primeiro dia de contrato, apresente-o ao time de trabalho, explique como a empresa funciona, lhe forneça material para sua atividade, explique e repasse para o funcionário a atividade que ele irá desempenhar. Converse sobre seu currículo e explique o motivo da escolha. Faça-o se sentir acolhido. 
  • Cuide do seu funcionário. Tenha uma pessoa atuante de RH, preste atenção no ambiente de trabalho, tenha um canal de comunicação assertivo com seus funcionários. 
  • Crie um ambiente colaborativo. Cuidado com a comunicação da sua empresa, compartilhe objetivos do negócio, faça reuniões produtivas, ouça seus funcionários e tome muito cuidado ao dar feedbacks. Crie um processo de avaliação de desempenho, crie metas e objetivos. Seja construtivo em suas avaliações.
  • Cuidado com promoções, preste atenção em quem será promovido e faça um processo justo de análise de perfil. Nem sempre aquele funcionário que desempenha muito bem a sua função pode ser chefe. 
  • Invista em treinamento. Uma empresa que investe em treinamentos para seus funcionários ganha duas vezes, ganha em produtividade e ganha em ter um funcionário que entende que a empresa investe nele.
  • Ofereça uma faixa salarial compatível com o mercado. Invista em benefícios como planos de saúde ou plano odontológico. Atualmente temos diversas opções no mercado de planos que podem atender sua empresa e podem ser um bom diferencial para manter bons profissionais.

A escolha de uma pessoa para sua equipe é muito importante, revela Edison Küster, fundador da empresa KTS, especializada em gestão empresarial. “Tenha muito cuidado com o processo seletivo, esses processos tomam o tempo da empresa e do candidato. Seja assertivo. Conte com empresas especializadas na atividade e a ajude a encontrar a pessoa certa passando informações corretas sobre a oportunidade em aberto”, finaliza Edison.

Preste atenção nos itens listados acima, esses pontos apontados pela especialista podem te ajudar a manter um bom quadro funcional e colaborar para que sua empresa se torne autogerenciável.

Comentários