Óleo de abóbora: estudos apontam benefícios no tratamento da calvície


Farmacêutico explica os benefícios deste tratamento para a alopecia androgenética e que não causa efeitos colaterais; estudos apontam aumento de 30 a 40% de cabelo já nas primeiras semanas deste tratamento natural


fotos/divulgação


 A alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, costuma ser um grande incômodo para homens e mulheres, já que algumas mulheres também apresentam queda de cabelo derivada desta condição, porém, de uma forma menos extrema, já que a alopecia androgenética está diretamente associada à testosterona, hormônio masculino e que é produzido em menor quantidade no organismo feminino.

E quando a calvície começa a surgir, as pessoas buscam tratamentos com medicamentos antiandrógenos ou vasodilatadores, que podem causar diversos efeitos colaterais, alguns deles, inclusive, com risco de vida. E de acordo com o Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico e professor especialista em cosmetologia, o que muitos não sabem é que existem tratamentos naturais e sem efeitos colaterais para a alopecia androgenética.

“A calvície masculina ocorre por conta da ação excessiva da enzima 5-alfa redutase responsável pela conversão da testosterona em dihidrotestosterona (hormônio 100x mais forte que a testosterona), ocasionando a queda de cabelo. E um dos tratamentos mais conhecidos e usados contra a alopecia androgenética é feito com o medicamento Finasterida, que tem como finalidade inibir esse processo de conversão, impedindo a queda de cabelo. Mas, para este tratamento, é necessário o uso contínuo deste medicamento, o que pode provocar diversos efeitos colaterais, entre eles, falta de libido e disfunção erétil e, por isso, grande parte dos homens optam por não fazê-lo, mesmo com a calvície sendo uma condição indesejada”, explica o farmacêutico.

“O Minoxidil também é um dos tratamentos usados contra a alopecia, principalmente para mulheres, pois atua estimulando a proliferação das células da matriz do folículo piloso, ou seja, nas células que estimulam o crescimento do pelo.
Porém, também proporciona muitos efeitos colaterais, dentre eles, a hipertricose – crescimento aumentado e indesejado de pelos em qualquer área do corpo, como rosto, dermatite de contato e o ressecamento do cabelo, deixando-o opaco e áspero”, ressalta o especialista.

Óleo de semente de abóbora contra a alopecia

Segundo Dr. Maurizio Pupo, o segredo para o tratamento da calvície de forma natural, sem uso de medicamentos e sem efeitos colaterais, está no óleo da semente de abóbora. “O óleo da semente de abóbora, mais especificamente a Cucurbita pepo L. possui beta sitosterol e ácido linoleico que, por sua vez, possuem efeitos inibitórios sobre a enzima 5-alfa redutase. Os resultados de algumas pesquisas e estudos mostraram que o óleo de semente de abóbora tem efeito Finasterida Like contra a alopecia, sendo capaz de reverter os efeitos causados por ela com zero efeitos colaterais”, diz.

Essa descoberta foi feita há poucos anos, conforme estudo publicado na revista científica Hindawi Publishing Corporation, realizado na Universidade Nacional de Pusan, na Coreia do Sul. Na avaliação, 76 pacientes do sexo masculino com alopecia androgenética receberam 400 mg de óleo de semente de abóbora (em cápsulas) ou placebo por 24 semanas (sendo duas cápsulas de 100 mg antes do café da manhã e duas cápsulas antes do jantar).

Na autoavaliação após as 24 semanas, houve uma melhora significativa nas respostas do grupo que tomou as cápsulas de óleo de semente de abóbora em comparação ao grupo que tomou as cápsulas de placebo. Além disso, também, foram avaliados também o autoaperfeiçoamento e a autossatisfação. Já na avaliação feita por fotografias e fototricograma (contagem e o diâmetro do cabelo), foi possível observar diferenças estatísticas com um aumento médio de 30% a 40% na contagem de cabelo desde o início em homens tratados com o óleo de semente de abóbora. E, em todo o processo, não foram observados sintomas adversos e nem efeitos colaterais.

Além dos resultados positivos observados para o tratamento da calvície, Dr. Maurizio ainda ressalta outros benefícios do óleo da semente de abóbora para a saúde, como:

  • O óleo de semente de abóbora contém propriedade antioxidante;
  • Protege o organismo de doenças inflamatórias;
  • Efeitos anti-hipertensivos e cardioprotetores;
  • Melhora do estado de saúde sexual;
  • Melhora da saúde mental;
  • Anticancerígeno;
  • Prevenção da osteoporose;
  • Controle da pressão arterial e do colesterol;
  • Ajuda a combater o estresse, a ansiedade e a depressão;
  • Fortalece a saúde da pele e cabelos;
  • Redução da hiperplasia da próstata e seus sintomas.

“Este poderoso ativo contém grande quantidade de ácidos graxos livres, incluindo 4 ácidos graxos dominantes, sendo eles oleico, linoleico, palmítico e esteárico. O óleo de semente de abóbora ainda nos oferece ácidos graxos essenciais, ácidos graxos poli-insaturados, ômega 3, 6, 9, carotenóides, luteína, vitamina c carotenóides, fitoesteróis, clorofila, e oligoelementos, como zinco e selênio e pode ser usado ainda como suplemento nutricional para fonte de proteína”, ressalta o farmacêutico.

Outro caso que também pode ser beneficiado pelo óleo da semente de abóbora é a redução da hiperplasia da próstata, condição benigna que está relacionada à idade do homem (entre 51 e 60 anos) e é caracterizada por alterações no tecido da próstata, ocasionando o aumento da mesma, tendo como sintomas mais recorrentes o enfraquecimento do fluxo urinário, micção frequente e noctúria (vontade de urinar à noite frequentemente).

Nestes casos, Dr. Maurizio conta que em testes in vitro, o óleo de semente de abóbora tem mostrado efeitos inibidores do crescimento prostático. “Uma intervenção de 12 semanas com o extrato de óleo de semente de abóbora, mostrou benefícios significativos na hiperplasia prostática benigna. Ou seja, cada vez mais estão descobrindo novos benefícios derivados do óleo da semente de abóbora e sem efeitos colaterais para a nossa saúde, o que é um grande avanço na ciência e, o melhor ainda, de forma orgânica”, diz.

E para se beneficiar com o consumo correto do óleo da semente de abóbora, o especialista conta como deve ser consumido. “Existe a opção de cápsulas manipuladas, mas, neste caso, é sempre recomendável que a indicação seja feita por um especialista para cada pessoa. Mas caso já queira inserir o óleo de abóbora na dieta diária, por ser algo orgânico e sem efeitos colaterais, basta comer diariamente a semente da abóbora natural ou torrada. Outra forma é utilizar o óleo para temperar alimentos, como saladas”, finaliza o farmacêutico.

 

Sobre o Dr. Maurizio Pupo

Dr. Maurizio Pupo é farmacêutico ítalo brasileiro, pesquisador e professor especialista em cosmetologia. É autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, DIFENDIOX® OPP’s Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos marca de dermocosméticos ADA TINA.

Comentários