O Brasil em Pauta desta semana recebe Anelize Almeida, procuradora-geral da Fazenda Nacional

fotos Divulgação / EBC
Anelize Almeida e Paulo La Salvia



No próximo domingo (28), a partir das 22h30, o Brasil em Pauta, da TV Brasil, transmitirá entrevista com a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Almeida. A conversa, conduzida pelo jornalista Paulo La Salvia, será, principalmente, sobre as contas públicas federais. Entre os temas estão o novo regime fiscal sustentável, a reforma tributária, a gestão da dívida pública e a desoneração tributária.

Sobre o novo arcabouço fiscal, Anelize explica que a lógica é olhar o sistema das contas públicas de uma forma integral. Para ela, falar em sustentabilidade das contas públicas, é pensar sempre em duas frentes: “na receita, que é praticamente a arrecadação vinda dos impostos, e também nas despesas”. “E é importante essa nova lógica que o presidente Lula trouxe, de que a arrecadação e a despesa estejam equilibradas para que a carga tributária não seja muito mais alta que a capacidade de pagamento dos contribuintes e as despesas não fiquem também muito aquém das necessidades de investimento, infraestrutura, de políticas sociais etc. Assim, garantimos o crescimento econômico e colaboramos com a diminuição da desigualdade social que é tão grave no nosso país”, explica a procuradora-geral da Fazenda Nacional, durante o programa, gravado no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília.

Funcionária de carreira, Anelize é a segunda mulher a ocupar o cargo. Com formação em Direito e Administração Pública, foi nomeada PGFN no início do ano com a missão de garantir a saúde das contas públicas federais.


Comentários