"Você Tem Fome de Quê?" é o primeiro grande projeto do Instituto Luz do Faroeste na gestão da presidenta Leona Jhovs

 Atriz, diretora, mulher transfeminista e multi-a(r)tivista está à frente da instituição sem fins lucrativos que fica no bairro da Luz e dá continuidade ao legado do teatro da Cia. Pessoal do Faroeste que ficava ao lado e teve suas portas fechadas durante a pandemia

Leona Jhovs, atriz, diretora, mulher transfeminista, multi-a(r)tivista e presidenta do Instituto Luz do Faroeste Foto: Divulgação

Desde o ano passado, a atriz, diretora, mulher transfeminista e multi-a(r)tivista Leona Jhovs assumiu a presidência da iniciativa social sem fins lucrativos Instituto Luz do Faroeste junto com um novo corpo diretivo. A nova gestão desenvolveu o projeto “Você Tem Fome de Quê?” que tem como propósito o enfrentamento à fome na região da Luz, em São Paulo, e consolidar a contribuição do setor cultural nessa luta.

“Assumi como desafio dar mais amplitude ao legado deixado pela Cia. Pessoal do Faroeste que, durante a pandemia, transformou seu teatro e sua sede em um ponto de distribuição de cestas básicas e atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social da região que estavam totalmente abandonadas. Afinal, o enfrentamento à fome é uma prioridade para que as outras formas de reinserção social cumpram seu efeito”, diz Leona.

A presidenta acrescenta que “o centro de São Paulo é composto por uma complexa rede de vulnerabilidades que compreende desde famílias com baixa renda que habitam cortiços, pessoas em situação de rua e adicção nos entornos, migrantes, ocupações, favelas e comunidades, além dos trabalhadores informais e precarizados que têm em comum a insegurança alimentar”.

Atenção às pessoas trans e travestis

Leona teve o cuidado de incluir como propósito do projeto “Você Tem Fome de Quê?” olhar para os corpos mais dissidentes do território. “Entendemos que pessoas trans e travestis sempre estiveram em situação de vulnerabilidade social, por isso, parte da agenda é nos conectar a coletivos e iniciativas que já se dedicam a compreender e atuar sobre esta realidade, reivindicando cidadania e pertencimento”.

A população trans e travesti historicamente esteve a margem do mercado de trabalho, estima-se que 90% desse público vive da prostituição compulsória. Quanto ao acesso à formação e escolaridade os dados também são alarmantes, evidenciando a insuficiência de políticas públicas adequadas neste cenário. Um cenário que Leona sempre acompanhou de perto, inclusive, como cofundadora da campanha Representatividade Trans e da Casa Chama, uma organização civil de ações socioculturais com foco em artistas transvestigêneres.

Você Tem Fome de Quê?

A cultura ocupa espaços de extrema importância no debate público das pautas emergenciais da sociedade. Levando em consideração o caráter cultural do instituto, o projeto “Você Tem Fome de Quê?” tem como diretriz alimentar o corpo e também a alma com a arte. Para isso, contará com o apoio de movimentos artísticos e culturais do centro de São Paulo tanto na distribuição de alimentos, como também em uma agenda de intervenções para uma verdadeira transformação social.

Sobre o Instituto Luz do Faroeste

"Para nós todo ser humano merece ser alimentado de comida, de cultura e de afeto", destaca a presidenta Leona Jhovs.

O Instituto Luz do Faroeste é uma iniciativa sem fins lucrativos com quatro anos de existência que desenvolve seu trabalho social em torno das urgências fundamentais que se agravaram nos últimos anos com a crise: como o combate à fome com a distribuição de alimentos com o apoio de outros movimentos artísticos e culturais sediados no centro de São Paulo.

Em seus valores, a instituição assumiu um compromisso com a agenda de direitos humanos e com os movimentos de transformação social por meio da arte no território da Luz promovendo ações de inclusão social, enfrentamento à fome e defesa de populações historicamente marginalizadas.

O trabalho do instituto dá continuidade à memória e ao legado das mais de duas décadas de atuação da Cia. Pessoal do Faroeste no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social na região.

Nesse desafio, o compromisso e o foco como instituição do terceiro setor do instituto é com os moradores da região que sofrem com a insegurança alimentar, e principalmente, dentre eles, a população em situação de rua que habita a Cracolândia.

 

Instituto Luz do Faroeste

www.instagram.com/institutoluzdofaroeste

PresidentA: Leona Jhovs

Vice-presidente: Felipe Chacon

Diretor Executivo: Raphael Buongermino

Diretor Financeiro: Brunner

Diretora de Comunicação: Anaïs Boutaud

Diretor Jurídico: Vinicius Azevedo

Comentários