Samara Buchweitz da 3 dicas para quem deseja iniciar no caminho da escrita

 


A escritora, que lançou seu primeiro livro com apenas 21 anos, dá 3 dicas para quem quer se aventurar na escrita mas não sabe por onde começar.

Escritora desde que se conhece por gente, Samara Buchweitz lançou oficialmente seu primeiro livro em 2021, depois de um término amoroso, como uma forma de entender e lidar melhor com as próprias emoções. Hoje, ela é inspiração para jovens leitores e escritores que desejam também usar as palavras para tocar os corações.

“Não é fácil entrar nesse mercado, tem muita gente boa escrevendo e isso dá medo mesmo”, revela Samara. Ela lembra: “a parte mais difícil é passar por um editor, ser aprovado, por isso, é preciso muito treino e entrega, para conseguir oferecer seu melhor no projeto”.

A escritora dá, aqui, 3 dicas para quem tem vontade de se lançar nesse mercado, mas se sente ‘travado’ de alguma forma. Confira:

  1. Escreva

“Se o seu meio de comunicação com o mundo é a escrita, escreva”, confirma a jovem. “É escrevendo, livremente, sem se preocupar inicialmente com a forma, que você vai descobrir sua linguagem, o modo de desenvolver suas histórias ou poemas e vai criar, aos poucos, mais autoconfiança”.

  1. Não procure agradar

Segundo Samara, a parte mais difícil pode ser começar a mostrar seu trabalho. “Geralmente, somos muito autocríticos, e acabamos com receio da opinião dos outros. O primeiro ponto é que nunca agradaremos a todos: você pode receber uma super crítica positiva de um profissional e uma não tão boa de outros”. Ela lembra: “não necessariamente você vai ser publicado na primeira vez em que mostrar seu trabalho a uma editora, persista”.

  1. Pesquise o mercado

Para saber como apresentar um projeto, quais os tipos de trabalhos estão sendo procurados, de que forma você pode se tornar um profissional da escrita, é preciso pesquisar o mercado. “Cada editora tem sua forma de trabalhar, seus catálogos, suas lacunas. Em alguma delas você vai se encaixar, ou mesmo pode publicar de forma independente. Mas precisar saber como fazer, então, vá atrás”.

Autora de um dos livros mais vendidos em 2022, Samara Buchweitz revela que não tinha dimensão do efeito que o livro provocaria nos leitores e nem a quantidade de pessoas que seriam tocadas pelas suas poesias: “eu realmente escrevi pra mim, como uma forma de me entender e expressar o que estava sentindo, mas é extremamente gratificante ver tanta gente se identificar por meio das mesmas emoções”.

Quem quiser conhecer Coisas que Guardei Pra Mim pode clicar aqui: link Amazon e seguir a autora nas redes sociais para compartilhar suas impressões. “O momento mais rico é quando o leitor sente que está em um grupo e será compreendido, que pode falar de seus sentimentos sem ressalvas”, Samara enfatiza. Seguindo no aprendizado de lidar com as próprias emoções, em breve a autora deve lançar o segundo Volume de seu livro. Fique de olho.

Saiba mais em:

Samara Buchweitz | https://samarabuchweitz.com.br/ | @coisasqueguardeipramim

 


 

 









 


     

Comentários