MSF amplia atividades no noroeste da Síria para atender vítimas de tremor

 Organização intensifica resposta a terremoto que atingiu também o sul da Turquia

 

Após os fortes terremotos que atingiram o sul da Turquia e o noroeste da Síria nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, Médicos Sem Fronteiras (MSF), que já estava presente dando apoio à população daquela região da Síria, mobilizou sua equipe junto com parceiros locais para responder às crescentes necessidades na região. Até agora, as Nações Unidas confirmaram mais de 9.000 feridos e 2.300 mortos nos dois países, de acordo com as primeiras estimativas.

Infelizmente, um de nossos funcionários foi encontrado morto sob os escombros de sua casa em Idlib, na Síria, e outros colaboradores perderam parentes. “Estamos muito chocados e tristes com o impacto deste desastre às milhares de pessoas atingidas por ele, incluindo nossos colegas e suas famílias”, diz Sebastien Gay, coordenador-geral de MSF na Síria.

“As instalações de saúde estão afetadas e sobrecarregadas, e o pessoal médico no norte da Síria está trabalhando 24 horas por dia para atender ao grande número de feridos. Desde as primeiras horas, nossas equipes já trataram cerca de 200 feridos e recebemos 160 vítimas nas instalações e clínicas que administramos ou apoiamos no norte de Idlib. Nossas ambulâncias também estão mobilizadas para atender a população”, acrescenta.

MSF forneceu apoio imediato a 23 instalações de saúde nas províncias de Idlib e Aleppo, na Síria, doando kits médicos de emergência e fornecendo apoio com profissionais de saúde para reforçar suas equipes. 

Além disso, nossas equipes doaram cobertores e kits com itens básicos de sobrevivência para as populações deslocadas no noroeste da Síria. O impacto dos tremores na região causou adestruição de centenas de casas, deixando milhares de desabrigados. Nos últimos três dias tem nevado na região, e a população permanece fora de suas casas por medo dos tremores secundários que continuaram ao longo do dia.

“As necessidades são muito intensas no noroeste da Síria, pois este terremoto adiciona uma camada dramática para as populações vulneráveis que ainda sofrem após muitos anos de guerra”, acrescenta Gay. “As enormes consequências deste desastre exigirão um esforço de ajuda internacional que esteja à altura da escala”.

MSF continua em contato próximo com as autoridades locais no noroeste da Síria e com as autoridades da Turquia para estender nosso apoio para onde for necessário. Estamos
atualmente avaliando a situação e as necessidades em Idlib, no norte de Aleppo e no sul da Turquia para ampliar nossa resposta, já que o número de mortos e feridos está aumentando a cada hora.




Médico sem fronteiras

Comentários