Medo do fracasso impede que potenciais empreendimentos de sucesso sejam uma realidade



De acordo com Samuel Pereira, investidor e especialista em tráfego digital, a tecnologia pode ser responsável por transformar grandes ideias, em negócios

Muitas pessoas possuem o eterno sonho de empreender, mas esses desejos, muitas vezes, não saem do papel por medo ou insegurança de que não irão funcionar. 

Para Samuel Pereira, especialista em tráfego e audiência, empresário, investidor e fundador da SDA Holding, o primeiro passo para empreender é tornar essa decisão algo inegociável. “É preciso de foco, colocando esse projeto como uma prioridade. No entanto, para que as coisas funcionem, é preciso combater os fantasmas que o medo pode trazer pelos mais diversos motivos”, pontua.

De acordo com o investidor, o medo das críticas e da falta de dinheiro podem ser grandes impedimentos para o sucesso. “O medo da pobreza se apresenta por meio de algumas atitudes que visam a auto sabotagem, como indiferença, falta de ambição para melhorar seus resultados e, até mesmo, a procrastinação. Por outro lado, o julgamento dos outros pode paralisar as pessoas. A possibilidade de receber críticas ruins sobre nossas ideias faz com que tenhamos medo de nos expressar, não nos coloquemos com firmeza diante dos outros e passamos a questionar a nossa capacidade de realização”, relata.

A idade também é uma desculpa comum para não dar início a um empreendimento. “Muitas vezes a idade é usada como muleta para o não cumprimento de metas estabelecidas. Essa desculpa se torna recorrente nas interações do dia a dia, reforçando uma atitude mental e minando a energia da realização”, revela. 

Outros medos também fazem parte da insegurança que impede o início de um negócio próprio. “O receio de se afastar de pessoas queridas e, até mesmo, o medo de que as coisas não deem certo são alguns dos principais impedimentos para que um empreendimento saia do papel. Para combater essa insegurança, é preciso encontrar seu propósito, pois isso o manterá motivado a realizá-lo”, declara Samuel.

O investidor acredita que todos sentem esses medos em algum momento da vida. “O importante, contudo, é perceber quando eles aparecem e questionar as armadilhas que nossa mente quer construir para que não avancemos. Afinal, nenhum medo pode ser maior do que os seus sonhos”, pontua.

Para Samuel Pereira, a tecnologia pode ser um dos principais motivadores para que um negócio deixe de ser, apenas, uma ideia e se torne uma realidade. “Com o marketing digital, por exemplo, é possível alcançar resultados extraordinários utilizando-se de um baixo investimento. É o pontapé inicial perfeito para aqueles que têm o desejo de empreender, mas se prendem atrás dos medos e inseguranças que esse movimento pode apresentar”, revela.

De acordo com o especialista em tráfego e audiência, definir um público-alvo será crucial para minimizar as chances de erro. “É preciso interpretar as dores e desejos daqueles que se quer atingir. Quando um empreendedor consegue explicar a carência do seu público-alvo melhor do que eles mesmos, esses potenciais clientes automaticamente percebem que a solução para os problemas deles foi encontrada. Portanto, foque comunicação para gerar identificação do público e diminuir os impactos que o medo causa na vida das pessoas”, finaliza.

lembre-se da frase que eu tenho: “Quando acabaram as minhas desculpas começaram os meus resultados”.

 

Sobre Samuel Pereira

Samuel Pereira é empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento “Segredos da Audiência Ao Vivo” (SDA Ao Vivo), maior evento de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no universo digital há 12 anos, onde já desenvolveu dezenas de sites e blogs, sendo que, algumas dessas páginas, já receberam mais de 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são quase 5 milhões de seguidores, e em suas redes pessoais são mais de 1 milhão de seguidores. Também é coautor do livro “Negócios Digitais” e autor Best-Seller na Revista Veja com o livro “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”, com prefácio de Luiza Helena Trajano.

Youtube: https://www.youtube.com/user/segredosdaaudiencia  

Facebook: https://www.facebook.com/SegredosDaAudiencia/  

Instagram: https://www.instagram.com/segredosdaaudiencia/

Comentários