Gestores devem desenvolver sentimento de confiança com liderados

 Para o escritor palestrante Alexandre Slivnik, estabelecer uma relação de transparência e honestidade é fundamental para que as equipes apresentem resultados ainda mais expressivos



As empresas estão começando a entender que ambientes corporativos autoritários já não cabem no atual contexto da sociedade. Para contar com uma equipe engajada e motivada, os líderes precisam criar conexões e demonstrar confiança aos profissionais, desenvolvendo um ambiente saudável e que gere bons resultados.

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, a confiança é um elemento fundamental para melhorar as relações entre líderes e liderados. “E essa confiança só é alcançada se existir transparência e verdade nessa relação. O feedback, por exemplo, na maioria das vezes, é uma ferramenta usada de forma equivocada pelos líderes, que apenas passam as observações sobre pontos a serem melhorados, mas não parabenizam ou enfatizam os pontos de destaque de determinados colaboradores. Quanto mais se elogiar os comportamentos positivos, mais eles serão repetidos”, relata.

No entanto, essa filosofia não deve anular a indicação de possíveis pontos a serem melhorados. “Dar feedbacks sobre potenciais melhorias mostra a transparência na relação entre líderes e liderados. Isso deve, sim, ser feito. Mas não podemos esquecer de enfatizar os pontos positivos para que esse relacionamento não se torne mal visto pelos colaboradores”, pontua Slivnik.

O palestrante alerta que gestores devem ter alguns cuidados para, justamente, não perderem a confiança de suas equipes. “É fundamental que as pessoas em posição de liderança façam movimentos e escolhas justas. É comum ver funcionários sendo promovidos, por exemplo, por serem amigos ou familiares dos gestores. No entanto, isso é algo que deve ser evitado ao máximo. Quando uma equipe percebe esse tipo de situação, a falta de motivação se torna constante. É comum que os líderes tenham suas preferências, mas decisões justas são fundamentais para manter uma equipe coesa e motivada”, declara.

Para Slivnik, a falta de confiança está diretamente atrelada à falta de motivação, que pode desencadear em uma série de problemas. “A maioria das pessoas passa entre 8 e 12 horas, por dia, trabalhando. Se as relações nesse ambiente são desmotivadoras e abalam a confiança dos profissionais, o risco de desenvolvimento de problemas relacionados, por exemplo, à saúde mental, pode aumentar”, alerta.

De acordo com o vice-presidente da ABTD, a confiança é o principal elemento para uma melhor relação humana. “E para construir essa relação, além de honestidade, é preciso ter empatia. Entender como tratar cada um dos membros da equipe, como informar um feedback negativo sem ferir o colaborador, saber seus limites e, acima de tudo, ser transparente com esses profissionais. A partir do momento que esse relacionamento for construído, um gestor pode contar com a completa colaboração de seu time, transformando-os em um grupo mais capacitado, flexível e proativo. Essas características são capazes de impulsionar os números de qualquer empresa e estabelecem uma relação que, efetivamente, apresenta resultados”, finaliza.

 

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.

Comentários