Desenvolvimento dos colaboradores: como a tecnologia e os programas de capacitação contribuem para o sucesso das empresas

 


Por Cesar Salema

Em uma empresa existem diversos pilares responsáveis pelo seu sucesso. Entre eles, e possivelmente o principal, estão os profissionais, aqueles totalmente dedicados ao funcionamento das operações e atividades diárias da companhia. Por meio, especialmente, da cooperação destes indivíduos, os resultados são obtidos, novos caminhos percorridos e altos patamares atingidos no mercado de trabalho.

Porém, para que este cenário seja ainda mais otimizado, as empresas estão investindo cada vez mais no desenvolvimento dos seus colaboradores, por meio de programas de capacitação, tecnologia e planejamento de carreira individualizado. De acordo com a pesquisa L&D -The Learning and Development Practice, 73% das empresas acreditam que a estratégia de aprendizado aplicada está alinhada aos objetivos de negócios das empresas, reforçando a narrativa de que colaboradores bem capacitados podem efetivamente contribuir para o sucesso de uma organização.

A importância do desenvolvimento dos colaboradores

Atualmente, um grande número de empresas está enfrentando mudanças disruptivas, devido principalmente à digitalização. No entanto, é muito importante ter um programa de aprimoramento das habilidades para se adaptar às necessidades atuais, fazendo com que seja criada ou mantida uma cultura de Learning and Development (Aprendizado e Desenvolvimento), a fim de que seus colaboradores desenvolvam tais habilidades.

Com o grande volume de informações e atualizações das aptidões exigidas no atual mercado de trabalho, é possível afirmar que as competências se tornam desatualizadas muito mais rápido do que antigamente, exigindo revisões constantes. Além disso, a escassez da mão de obra, sobretudo no setor tecnológico, resulta em pessoas com um grau de conhecimento para assumirem diferentes funções, onde há necessidade de complementação de treinamento para que se possa compreender as particularidades das demandas técnicas e de negócios.

Sendo assim, o investimento em programas de capacitação dentro das companhias faz-se fundamental para contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores. Profissionais mais capacitados são qualificados não apenas para desenvolverem seu trabalho de forma mais eficiente, como também para contribuir com a satisfação dos clientes e o desenvolvimento sólido que atenda às metas e objetivos da organização.

Da mesma maneira, a educação acadêmica e a educação continuada em uma empresa são fatores importantes que podem estimular os colaboradores a crescerem dentro de suas posições, aumentando, inclusive, o nível de engajamento e motivação no dia a dia de trabalho. Além disso, ao possibilitar a capacitação contínua, a empresa contribui com a diminuição do estresse e aumento da confiança do colaborador no enfrentamento de novos desafios.

O papel da tecnologia no desenvolvimento dos colaboradores

Não há dúvidas de que profissionais bem capacitados são fundamentais para o alcance dos resultados. E para além disso, empresas que contam com o auxílio de plataformas tecnológicas e inovação em seus programas de capacitação podem obter um benefício ainda maior. Nesse sentido, as novas formas de educação continuada com o apoio da tecnologia são essenciais para atender às necessidades do mundo empresarial moderno.

A possibilidade de se manter atualizado com as demandas tecnológicas do mercado de TI é uma vantagem competitiva para empresas e seus profissionais, contribuindo para a atração, retenção e desenvolvimento dos colaboradores. Em muitas companhias, as plataformas tecnológicas de conteúdo, por exemplo, têm um papel importante, uma vez que além de propiciar o conteúdo propriamente dito, auxiliam na criação das trilhas de desenvolvimento, facilitam o gerenciamento dos colaboradores e promovem o protagonismo dos mesmos.

Por outro lado, apesar da área de tecnologia sempre incentivar os profissionais a terem um processo cíclico de renovação, ou melhor, de adequação às constantes evoluções frente às mudanças tecnológicas, é também um setor que apresenta alta escassez da mão de obra qualificada. Portanto, as empresas que oferecem programas de capacitação aos seus colaboradores, especialmente na área tecnológica, buscam a evolução constante dos profissionais, bem como a qualificação de novos talentos.

Os resultados de um programa de capacitação bem desenhado

Além de colaborar para que mais pessoas qualificadas, especialmente em tecnologia, possam ingressar no mercado de trabalho, este modelo de programa visa desenvolver as habilidades dos profissionais já contratados da empresa, por meio do incentivo constante ao crescimento pessoal e profissional.

Com o desenvolvimento dos colaboradores no nível pessoal e profissional, há a garantia da construção de um ambiente de trabalho mais justo, equilibrado e consistente, bem como um aumento na qualidade das operações do ponto de vista socioeconômico. Desta forma, companhias que investem no aprendizado e desenvolvimento dos seus colaboradores tendem a conquistar com maior tranquilidade os patamares mais elevados do sucesso empresarial.



Cesar Salema é CEO da Provider IT, uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do país e responsável pelo Provider IT Academy, programa de capacitação para os colaboradores da companhia.

Comentários