Cultivares de batata-doce e de grão-de-bico reforçam a vitrine tecnológica da Embrapa na Coopavel


 

As cultivares de batata-doce fazem parte das tecnologias da Embrapa Hortaliças que serão apresentadas no evento. Foto: Carla Timm

Três cultivares de batata-doce e três cultivares de grão-de-bico fazem parte do pacote de soluções tecnológicas presentes na vitrine tecnológica da Embrapa durante a 35ª edição do Show Rural Coopavel, que acontece de 06 a 10 de fevereiro de 2023, em Cascavel (PR): as batatas-doces BRS Anembé, BRS Cotinga e a CPI BRS Nuti - desenvolvida em parceria com o Centro Internacional de la Papa (CIP) do Peru –, e os materiais de grão-de-bico BRS Cícero, BRS Kalifa e BRS Aleppo.


As cultivares foram desenvolvidas pelo programa nacional de melhoramento genético da Embrapa Hortaliças e apresentam diferenciais como maior produtividade, precocidade, resistência a doenças e pragas consideradas importantes para essas culturas.


Batata-doce


 Nas cultivares de batata-doce, essas características aliam-se aos compostos bioativos (fitoquímicos que além de nutrir também apresentam funções antioxidantes, reduzindo o risco de doenças degenerativas e cardiovasculares).


Com relação a essas novas cultivares, durante o ano de 2022 foram firmados os primeiros contratos de licenciamento e, após as validações agronômicas, os viveiros iniciaram a multiplicação das mudas e a comercialização. Em 2023, a aposta em torno da adoção das cultivares de batata-doce pela cadeia produtiva gira em torno de um aumento do número de produtores licenciados para a produção de mudas, processo que representa uma garantia de acesso a mudas sadias e livre de vírus.


 De acordo com a analista Débora Albernaz, da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, os já licenciados estão concentrados na Região Sul do Brasil, e a expectativa é de um aumento do número de viveiros para comercializar as mudas das novas cultivares da Embrapa nas demais regiões do Brasil.


Para os interessados em produzir mudas, a Embrapa conta com oferta permanente de editais e ofertas públicas para licenciamento no endereço: https://www.embrapa.br/editais-e-ofertas-publicas-para-licenciamento/oferta-permanente.

Grão-de-bico


Além do alto teor proteico, com destaque para o aminoácido triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, o grão-de-bico é rico em fibras, antioxidantes e vitaminas. Depois da soja, é a leguminosa mais consumida no mundo.


Outras vantagens são o seu menor custo de produção por demandar menos aplicações de defensivos e a produtividade de cerca de duas toneladas por hectare – em sistema irrigado, é possível alcançar até três toneladas por hectares, sendo bastante tolerante ao déficit hídrico.


Os interessados na cultura, além de conferirem as características das cultivares expostas no evento, vão contar com informações sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC. A cultura inserida no zoneamento pode representar inúmeras vantagens para os produtores, como indicações dos períodos de semeadura e dos níveis de riscos climáticos em cultivos de sequeiro e irrigado.


Os agricultores que seguem as recomendações do ZARC estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo programa de subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Comentários