Carro movido a energia solar fracassa e leva empresa à falência

 

carros-do-futuro
Quarta-feira, 8/02/2023
 
Divulgação
 
  
Carro movido a energia solar fracassa e leva empresa à falência
Jorge Moraes*

Com sede na Holanda, a empresa que produz o Lightyear entrou com pedido de falência no tribunal holandês. A vida real do carro movido a energia solar durou poucas estações (desde 2013). O Lightyear 0 era vendido a US$ 250 mil (mais de R$ 1 milhão).

No entanto, poucos dias antes da falência, a empresa disse que iria produzir um modelo mais barato, o Lightyear 2. Com a falência da firma, cerca de 600 trabalhadores foram demitidos.

"A Lightyear lamenta ter que fazer este anúncio para todos os funcionários, clientes, investidores e fornecedores e trabalhará em estreita colaboração com o curador e todas as pessoas envolvidas e espera sua compreensão e apoio", disse a empresa em comunicado em seu site.

No entanto, ainda há uma pitada de esperança. É que a fabricante deixou 20 funcionários em atividade em busca de uma solução. A Atlas Technologies, empresa que produz o modelo movido a energia solar, está em busca de relançar o negócio e está conversando com parceiros para dar início à produção do Lightyear 2.

O modelo foi apresentado nesta edição da CES 2023, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O Lightyear 2 promete aproveitar a energia do sol para alimentar, parcialmente, suas baterias.

Com isso, há uma redução na dependência de redes elétricas no mundo. O CEO da montadora, Lex Hoefsloot, afirma que o Lightyear 2 requer menos carregamento plug-in do que os modelos convencionais.

Como funciona o carro solar?

Segundo a montadora, no falecido Lightyear 0 é possível passar meses sem carregar as baterias. No sol, o veículo consegue recuperar até 10 km de autonomia por hora.

Desta forma, a depender do uso diário, seria possível passar um bom tempo com o carro sem ver o carregador por perto.

O Lightyear 0 era produzido nas instalações da Valmet Automotive, na Finlândia. O modelo tinha uma produção limitada a 150 unidades.

* Colaborou Rodrigo Barros

Compartilhar essa edição do UOL Carros do futuro:
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter
Siga o UOL Carros
facebookinstagramtwitteryoutubeflipboardpinterest
Baixe o aplicativo UOL:
Apple StoreGoogle Play
Você recebeu este email porque assinou uma newsletter do UOL. Para receber outras newsletters, clique aqui.
Assine o UOL e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo, colunistas exclusivos e muito mais. Cancele quando quiser.
Para não receber mais esta newsletter, clique aqui.

Comentários