Autorresponsabilidade, como transformar essa habilidade na maior aliada da rotina?

 Especialista dá dicas de como usar essa prática a seu favor e se desenvolver cada vez mais e melhor

Daniella Kirsten, coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná
foto/Divulgação


Autorresponsabilidade é uma das habilidades de desenvolvimento pessoal que mais geram resultados na vida pessoal e profissional, portanto ela é fundamental para tornar os seres humanos mais realizados. Porém, entender o que é esse conceito e como aplicá-lo para alcançar o sucesso ainda é um desafio para a maioria das pessoas, já que estamos mais acostumados a terceirizar nossas responsabilidades.

“Transferir a culpa é uma atitude muito comum, que a maioria das pessoas pratica sem perceber. Seja na vida profissional ou na vida pessoal, nossa mente é programada para terceirizar tudo que acontece na nossa vida, principalmente quando é algo negativo, como uma demissão, ou final de casamento, por exemplo. Mas este não é um comportamento saudável, muito pelo contrário, é algo que não deixa a gente enxergar nossos pontos fracos e atrapalha o nosso processo reflexivo acerca de como podemos fazer melhor”, explica a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten.

O que é autorresponsabilidade?

A autorresponsabilidade é a capacidade de reconhecer e assumir para si a responsabilidade por tudo o que acontece na vida, seja algo positivo ou negativo, permitindo inclusive que a pessoa se entenda como responsável por tudo aquilo que lhe influencia. “A autorresponsabilidade é vista como uma habilidade, pois é algo que pode ser desenvolvido. Para algumas pessoas é algo intrínseco, mas para outros o caminho mais fácil é culpar terceiros pelos seus fracassos. Porém ao assumir as responsabilidades, a pessoa passa a ter controle da própria vida. Todo mundo erra, mas segue em frente quem consegue analisar os erros e fazer melhor da próxima vez e isso só é possível com a autorresponsabilidade”, explica Daniella.

Daniella reforça que autorresponsabilidade é sinônimo de controle da sua vida, ponto fundamental para ser bem-sucedido em todas as áreas. “Quando você se responsabiliza é possível olhar a situação de diversos ângulos, acolhendo seus erros como pontos a serem desenvolvidos e melhorados. Com isso a curva de aprendizado é enorme, possibilitando o aumento do seu autoconhecimento, o que certamente gera um impacto positivo profundo na sua rotina e até no seu propósito de vida”, explica a coach.

Como desenvolver a autorresponsabilidade

Nada acontece da noite para o dia, mas é importante ter em mente que é a jornada que importa, pois é ela que irá fortalecer o objetivo. “Seja no cotidiano pessoal ou na vida profissional, o caminho será sempre contínuo e o aprendizado constante. Com isso em mente devemos sempre avaliar as situações de um ponto de vista crítico, refletindo sobre as nossas decisões, atitudes e comportamentos, identificando em quais situações estamos culpando alguém. A partir dessa avaliação podemos começar a exercitar a autoconsciência e a autoresponsabilização”, conta Daniella.

Abaixo algumas dicas de como assumir a autorresponsabilidade:

 Avalie as suas decisões, atitudes e comportamentos;

  • Identifique em quais delas você está culpando alguém e evitando se responsabilizar;
  • Crie e exercite essa autoconsciência para assumir as suas responsabilidades;
  • Tenha a pró-atividade para mudar os hábitos. Controle os impulsos e sempre reflita sobre as suas decisões;
  • Tenha uma visão sistêmica dos seus hábitos para evitar qualquer deslize e fortalecer a sua disciplina para agir de maneira diferente;
  • Foque nos resultados e aprenda com eles, assim você será capaz de realizar os seus sonhos e sentir a mudança dentro de você acontecer.

Conheça também as seis leis da autorresponsabilidade, que quando repetidas e assimiladas pelo nosso inconsciente, têm o poder de nos impulsionar cada vez mais:

1 - Se é para criticar os outros, cale-se

2 - Se é pra reclamar, dê sugestão

3 - Se é para buscar culpados, busque solução

4 - Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor

5 - Se é para justificar seus erros, aprenda com eles

6 - Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes

Comentários