6 dicas para cair na folia sem acordar com uma ressaca financeira


Aprenda a curtir o carnaval com economia

Andy de Santis (*)

 

Faltam poucas semanas do carnaval e todo mundo já está sonhando com esses dias de descanso e folia. Alguns resolvem viajar, outros vão pular no bloquinho de rua, tem aqueles que desfilam em escola de samba e há os que aproveitam o feriadão para rever amigos, namorar, passear na cidade ou até mesmo maratonar aquela série atrasada. Seja qual for sua preferência, é importante se planejar financeiramente para esse período. A educadora e consultora financeira Andy de Santis traz dicas para cair na folia e não acordar na quarta de cinzas com uma ressaca financeira.

#1 – Fuja de destinos badalados: Se a ideia for viajar, é uma ótima época para curtir lugares menos procurados. Evite praias e cidades tradicionalmente conhecidas como redutos carnavalescos. Alugar uma casa com os amigos para se refugiar no meio do mato ou contratar algumas diárias em uma pousada no interior pode ser uma boa pedida para descansar sem gastar tanto.

#2 – Divirta-se nas ruas: Para quem quer cair na folia sem custo, os bloquinhos de rua são uma ótima pedida. Você pode levar uma mochila térmica com comes e bebes comprados no supermercado, improvisar sua fantasia com criatividade e entrar nos bloquinhos para pular, cantar e se divertir sem gastar um tostão. Procure a programação de carnaval de sua cidade no site da prefeitura ou nos veículos de comunicação e ponha o bloco na rua!

#3 – Crie seu próprio bloco: Se na sua cidade não tem bloquinho, nem desfile de escola de samba gratuito, que tal chamar a família e os amigos e criar o seu próprio bloco de carnaval? Dê um nome para seu bloco e aproveite as redes sociais para divulgar o dia e horário em que seu bloco vai tocar. Chame aquele amigo que tem algum instrumento musical ou uma caixa de som potente, combine a fantasia e saia desfilando nas ruas para foliar com a turma! O importante é a alegria e a diversão!

#4 – Divida as contas com a turma: Combine com antecedência quem irá comprar a bebida, a carne do churrasco, emprestar a casa ou pagar a gasolina. Quando todo mundo participa, a diversão é garantida e não fica pesado para ninguém. O app Splitwise é uma ótima ferramenta para organizar a divisão de despesas entre amigos.

#5 – Defina um limite de gastos: Se quiser aproveitar o feriado com tudo que tem direito, o importante é não extrapolar suas contas. Lembre-se que na volta, terá que pagar tudo que gastou. Assim, o ideal é definir o valor máximo que pretende gastar por dia para não sair da linha. Se possível, use dinheiro vivo e evite comprar no crédito. Só gaste o que tem hoje, para não empurrar despesas para os próximos feriados.

#6 – Coloque as despesas no papel: Se tiver que assumir parcelas e compromissos para o futuro, anote tudo em um caderno, no celular ou em uma planilha para não perder de vista esses gastos nos próximos meses.

(*) Andy de Santis - Educadora, produtora de conteúdos e consultora financeira pessoal, autora dos livros “Mulheres que transformam mulheres” (Literare Books International), “Liberdade financeira ao alcance de todos” (Senac São Paulo), “Educador financeiro: um novo papel do bancário na sociedade” (Appris), “Lições de Valor: educação financeira escolar” (Moderna) e da coleção didática “El Valor de Las Cosas” (Santillana).


Andy de Santis
Andy de Santis
Divulgação - Literare Books International


Comentários