Vacinação contra o HPV é ampliada e passa a contemplar meninas e meninos de 9 a 14 anos

 Com o intuito de ampliar a imunização de crianças e adolescentes contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia liberou a vacinação para meninos a partir dos 9 anos. Anteriormente, as doses eram aplicadas em meninos de 11 a 14 anos.

 

O Ministério da Saúde estabelece a vacinação de 90% do público-alvo que, em Olímpia, representa um total de 4.335 crianças e adolescentes. Em 2022, o município aplicou cerca de 600 doses do imunizante.

Nas meninas, a vacina protege contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. Já nos meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

Com a ampliação da faixa etária, agora, a vacina contra o HPV é destinada para meninas e meninos entre 9 e 14 anos 11 meses e 29 dias, que devem tomar duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Também estão contempladas mulheres e homens de nove a 26 anos de idade com HIV/AIDS e os indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos, como medula óssea.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.

A vacina contra o HPV está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e no ARE (Ambulatório de Referência e Especialidades), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Comentários