Saúde bucal e estética dental exigem cuidados com profissionais multidisciplinares

 Especialista da Anhanguera indica quais são as oportunidades de carreira na área da Odontologia

 

Clique aqui para baixar a imagem.

A busca crescente por cuidados e serviços de higiene bucal, aliada aos avanços tecnológicos da indústria, o aumento da expectativa de vida da população e de renda, tem representado uma ascensão do mercado odontológico mundial. É o que aponta o estudo da companhia irlandesa 'Research and Markets': o mercado odontológico mundial deve movimentar cerca de US$ 36 bilhões, até 2023. Isso representa um crescimento médio anual de quase 6%, considerando os últimos três anos.

 

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professor André Havato Saguchi, a exigência pela excelência no trabalho aumenta constantemente, principalmente quando levamos em consideração o número de dentistas ativos -- 360 mil, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). “A atuação desses profissionais vai além da restauração de dentes ou prevenção da doença cárie. As opções são inúmeras e, para se tornar um bom profissional é necessário dominar habilidades específicas”, afirma.

 

A população passou a ter maior percepção do cuidado com a saúde bucal nos últimos anos. Nesse sentido, as áreas de estética e tratamento de implantes passaram a impulsionar o cenário odontológico. O professor defende que, “ter um sorriso bonito deixou de ser considerado apenas vaidade, para ser encarado como sinônimo de boa saúde, autoestima e bem-estar das pessoas, o que passou a exigir uma formação multidisciplinar dos profissionais”.
 

Diante dessa mudança, os dentistas passam a se envolver com planejamento, inovação e gestão de processos e de pessoas, e são capazes de atuar em equipes com diversos outros profissionais da saúde.
 

“A atualização sempre fez parte da carreira, mas agora o mercado demanda por especialistas que estejam em constante estudo para reciclar os conhecimentos das técnicas e se modernizar com os novos equipamentos e formas de trabalho. Almeja-se que o futuro profissional seja capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares, transitando e permeando inclusive com outros profissionais da área da saúde. Vale lembrar que, independente da sua especialidade odontológica, o profissional tenha a formação muito bem sedimentada, principalmente nas disciplinas ditas ‘básicas’ do curso, como anatomia, fisiologia. Afinal, para ser um bom profissional é necessário ver o indivíduo como um todo, na sua integralidade”, orienta o coordenador.
 

Carreira
 

Considerado como um serviço essencial, o dentista pode trabalhar em postos de saúde, hospitais e outros programas do governo. “O mercado permite que o profissional atue em diversas especialidades, incluindo o setor público, mas quem fizer essa opção de carreira deve estar atento aos conteúdos que são exigidos em concursos e os títulos que são considerados na pontuação do candidato”, orienta Saguchi.
 

A área acadêmica também pode ser considerada uma opção, por ser muito importante para a odontologia, já que os pesquisadores são aqueles que desenvolvem novos estudos e encontram soluções para melhorar o trabalho dos dentistas, além de ajudar a formar novos profissionais.
 

“Além de contribuir com a ciência com novos estudos científicos, o profissional se torna responsável por atuar na formação de novos estudantes”, conclui.

Comentários