Qual o melhor queijo para quem quer emagrecer?

 

viva-bem
Segunda-feira, 3/10/2022
 
iStock
 
  
Queijo não é vilão: apesar de calórico, ele pode estar na dieta

Por ser gorduroso e estar presentes em muitos alimentos que não devem aparecer frequentemente na dieta (pizzas, lanches, lasanha etc.), o queijo costuma ser visto como um vilão da perda de peso. Pois saiba que o laticínio fornece nutrientes importantes para a nossa saúde e pode, sim, fazer parte do cardápio de quem busca emagrecer.

Queijos são fonte de cálcio —mineral importante para a saúde dos ossos e dos dentes—; de vitaminas do complexo B; proteínas e gorduras. O alimento é aliado da perda de peso por promover saciedade e regular o intestino, já que possuiu bactérias que contribuem com o bom funcionamento do órgão.

Para consumir frequentemente no dia a dia, prefira queijos mais brancos, que têm menos gorduras do que os amarelos. Ricota, cottage e queijo minas são exemplos de laticínios que você pode incluir no café da manhã ou em lanches. Mas não tenha medo dos queijos mais gordos, eles também podem entrar às vezes no cardápio.

 
iStock
 
  
Queijo é janta?

Além de estar nos lanches e no café da manhã, o queijo pode aparecer no almoço e jantar. Nas grandes refeições, você pode consumir, por exemplo, espetinhos de queijo coalho, fazer tomates assados recheados com cottage ou incluir pedaços de queijo branco na salada. Veja uma sugestão para o jantar:

- Fazer poke bowl com:

  • quinoa cozida
  • cenoura ralada
  • rabanete fatiado
  • cubos de queijo minas (ou tofu, para quem é vegano)
  • nori picada (folha de algas japonesa)
  • molho com: azeite, tahine (pasta de gergelim), limão, mostarda e sal

A refeição foi elaborada pela nutricionista Verônica Laino e está no menu desta segunda-feira de Cardápios para Emagrecer. O programa de perda de peso saudável é exclusivo para assinantes UOL.

5 cardápios exclusivos para você emagrecer
Confira os menus de perda de peso desta semana (quem não é assinante consegue ver um dos cardápios, para conhecer melhor o programa)
ACESSE AQUI!

Comentários