Nucleo Central de Saude Esf Dr Antonio Queda conta com a Clínica Odontológica da Gestante e do Bebê






1 ) Luis Henrique, Marynilda Cavenaghi, Andréa Moreto, Alexandra Iglésias,  Ana Paula Brito da Silva Rotune com profissioanais do Núcleo de Saúde 2) Sala de Atendimento ganhou um ambiente personalizado e totalmente acolhedor 3- Alunos do Pré II-B da E.M. Professor Oswaldo Soler e autoridades  4-Os alunos da E.M. Professor Oswaldo Soler, Rafaela e Felipe foram as primeiras crianças a receber atendimento odontológico pelas profissionais especialistas do município e 6 – Alunos da EM Oswaldo Soler realizaram uma apresentação para os presentes na ESF


 Visando contribuir com a saúde bucal da gestante e do bebê, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta quarta-feira (28), a Clínica da Gestante e do Bebê no Núcleo Central de Saúde ESF Dr. Antônio Queda, projeto inédito de prevenção e assistência odontológica no município que contou com a presença do prefeito Luis Henrique Moreira, vice-prefeita e secretária municipal de Educação Marynilda Cavenaghi, a vereadora Andréa Moreto, o chefe de gabinete do Poder Executivo José Angelo Caparroz Vieira, a coordenadora da saúde bucal Alexandra Iglésias, a coordenadora das unidades de saúde Ana Paula Brito da Silva Rotune e a equipe de profissionais participaram da inauguração do novo espaço de atendimento que começou a funcionar da melhor forma, atendendo alunos do Pré II-B da E.M. Professor Oswaldo Soler.

De acordo com as explicações da coordenadora da saúde bucal Alexandra Iglésias, os atendimentos começaram a funcionar a partir desta quarta-feira (28), e os interessados em fazer parte do projeto, terão que participar de uma reunião para conhederem os objetivos do programa e as principais etapas do crescimento orofacial infantil e que “a primeira reunião está marcada para o dia 14 de outubro, às 14 horas e, acrescentando ainda, que “quem quiser já pode se inscrever no Núcleo Central de Saúde e os requisitos para a inscrição, nesta primeira fase, será o atendimento de crianças até um ano de idade”.

A odontopediatra Gabriela Mioto expôs  que nas reuniões com os pais serão repassadas informações úteis, simples e de fácil aprendizado, mas que quando empregadas desde cedo acabam sendo incorporadas mais facilmente no hábito do dia a dia. Toda mãe quer uma criança cárie zero.

“Vale acrescentar que durante a gestação, os dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Higiene bucal adequada, uso diário de fio dental, alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação. O acompanhamento do pré-natal odontológico previne doenças que afetam a saúde da mãe e do bebê. A gestante passa por avaliação, recebe o tratamento necessário e também é orientada quanto aos cuidados essenciais para a saúde bucal da criança, como dicas de amamentação e higiene correta da boca do recém-nascido”, explicou a odontopediátrica.

As consultas acontecerão a cada três meses e serão realizados os procedimentos que se fizerem necessários como limpeza e flúor, orientação de higiene bucal visando sempre a prevenção e cárie zero. Com a iniciativa, as crianças com até cinco anos de idade poderão ir com frequência ao dentista para fazer algo indolor, como as limpezas, escovação e aplicação de flúor.

A coordenadora Alexandra informou que serão feitas reuniões a cada dois meses para que novos interessados possam se inscrever e as crianças com até 5 anos participem. “Após essa idade, a garotada será atendida em sua unidade de saúde de referência. Vale ressaltar que o atendimento odontológico às crianças também continua sendo realizado nas unidades de saúde e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O prefeito Luis Henrique acompanhou a inauguração do espaço e parabenizou a iniciativa da vereadora Andréa Moreto, responsável pela indicação do projeto, realizado em parceria com a equipe da saúde bucal do município, que contribuirá com a saúde da população, principalmente de baixa renda. “Agradeço a todos os envolvidos por todo o carinho, atenção e cuidado que nossas gestantes e seus filhos vão receber por meio dos atendimentos de nossa equipe de especialistas. Cuidar da saúde bucal desde os primeiros meses garante hábitos mais saudáveis de higienização da boca para toda a vida. Para a mãe os cuidados bucais deixam a gestação mais saudável e tranquila e, para os bebês, as ações preventivas ajudam a evitar problemas dentários futuros. Jales mais uma vez mostrando que é uma cidade que acolhe”, destacou.

As crianças foram recepcionadas por personagens infantis, em seguida, fizeram uma apresentação para o público presente na unidade de saúde e depois foram acolhidas na sala de atendimento que ganhou um ambiente personalizado e totalmente acolhedor.

Comentários