Metaverso: cuidado, sua liberdade pode estar em jogo!

 Em distopia juvenil, catarinense Dado Pieczarcka convida leitor a "sair da Matrix", em um alerta ao uso excessivo da tecnologia

O que sobra da realidade quando vivências artificiais parecem mais concretas do que lembranças?  Ao acordar em um dia como outro qualquer, Franz percebeu ter lembrança de acontecimentos que nunca tinha vivido. Para piorar, essas memórias estranhas também invadiram a mente dos outros membros de sua cambada.

Hiperconectados é uma ficção científica distópica que questiona os limites e malefícios do excesso de informação aos quais as pessoas se expõem todos os dias pela internet. Através da história de Franz e seus amigos, o escritor e influenciador digital Dado Pieczarcka revela um futuro onde o passado de ninguém está seguro das corporações. 

Por conta dessa invasão mental, o protagonista Franz começa a desconfiar que é a enxurrada de conteúdo online que entorpece a população. Esta pode ser uma estratégia para que as massas permaneçam entretidas e hiperconectadas, o mais distante possível da verdade. Agora, Franz e a cambada precisam descobrir o Erro do Sistema para vencerem a batalha contra a inteligência artificial.

Mas como todos da cambada lembravam os mesmos versos?
E por que o onipresente Sistema considerava-as tão grave a ponto de surpreender na Ausência?
Com essas perguntas alfinetando o cérebro e diante da tragédia à sua frente,
as pernas perderam a força e tombou de joelhos em frente a Incêndio,
que gritava e se contorcia cada vez mais desesperado. 
(Hiperconectados, p. 38)

Em HiperconectadosDado Pieczarcka mostra o futuro do ponto de vista de um grupo de desajustados, que vivem em um lugarejo distante do alcance do sinal do Sistema. Na onda de clássicos do cyberpunk como MatrixAkira e Black Mirror, o autor faz uma poderosa crítica aos limites do uso da internet e como alguns grupos poderosos têm tirado vantagem disso.

FICHA TÉCNICA:
Título: Hiperconectados
Autor: Dado Pieczarcka
Editora: 
Estúdio Semprelo
ISBN/ASIN:
 9788558490528
Páginas: 
342
Preço
: R$ 72,00
Onde comprar: 
Amazon e Site do autor

Sobre o autor: Dado Pieczarcka é publicitário pós-graduado em marketing digital, experiências acadêmicas que serviram para o aproximar ainda mais da sua verdadeira área de interesse: como meios virtuais influenciam o comportamento humano. Hiperconectados, além de ser seu livro de estreia na literatura jovem, também é o nome do seu canal de conteúdos nas redes sociais. Dado também é modelo, ator e jogador profissional de hóquei sobre grama.

Redes sociais
Instagram: @dadopieczarcka
Twitter: @dadopieczarcka
Site do autor: dadopieczarcka.com 


Comentários