Irmãs Paulinas praticam o primordial de sua missão ao apoiar a realização do II Simpósio Bíblico Internacional em Angola

 

IEvento realizado entre 16 e 18 de setembro passado contou com apoio pastoral das irmãs Paulinas do Brasil


Quem ouve a sua vocação e ingressa, de coração e mente, na vida missionária, busca levar a Palavra de Deus aonde quer que seja. E, se essa missão ultrapassar barreiras e fronteiras, a ponto de conseguir dar suporte à evangelização em outro continente, vive-se o primordial da sua missão. É o que fazem as Irmãs Paulinas, que deram todo o suporte para a realização do II Simpósio Bíblico Internacional, realizado entre os dias 16 e 18 de setembro em Luanda, capital da Angola.

 

Sob o tema: “Animação bíblica da pastoral inteira” e o lema: “E o Verbo fez-se carne e veio habitar conosco (Jo 1,14a)”, o Simpósio contou com a participação de quase a totalidade dos bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), cuja Pastoral Bíblica foi a responsável pelo evento. De forma presencial, o evento contou com 10 conferencistas, sendo 04 internacionais e com a participação de 280 delegados das dioceses da CEAST

 

As Paulinas tiveram uma participação mais que especial, pois deram todo o suporte para a realização do evento, que contou com palestras ministradas pela Irmã Zuleica Silvano, fsp, uma das responsáveis pelo SAB – Serviço de Animação Bíblica – da Paulinas no Brasil.

 

A coordenadora da formação bíblica da Paulinas Angola, a também brasileira Irmã Elisabete Corazza, explicou a razão do apoio oferecido pelas Paulinas para a realização do simpósio. “As Paulinas tiveram um papel importantíssimo, pois eu faço parte da Comissão Episcopal Bíblica de Angola e São Tomé e, com isso, tivemos um envolvimento muito grande, desde a organização até (e principalmente) na logística, com a secretaria do evento e as inscrições sendo feitas nas livrarias Paulinas em Luanda, além da divulgação. As Paulinas também serviram de ponte para o contato com os conferencistas nacionais e estrangeiros. Como a Comissão Bíblica de Angola ainda não tem uma sede, tudo passou pela casa das Paulinas”.


O Simpósio Bíblico Internacional veio de encontro aos fundamentos da missão Paulina e da Igreja, que é ajudar a pensar e buscar novos horizontes com base na Palavra de Deus. “A Palavra e a Eucaristia são alicerces da Igreja e da missão das Paulinas e, por isso, ajudamos a visibilizar os fundamentos durante o Simpósio. Tivemos dois dias de análises, pesquisas e reflexões e um dia celebrativo, com uma grande celebração eucarística que aconteceu na diocese de Viana, localizada nas proximidades de Luanda. Foi a Palavra estudada e a Palavra celebrada”, disse a Ir. Elisabete Corazza.

 

A Irmã Elisabete lembra as palavras do fundador das Paulinas, Tiago Alberione, que dizia“a nossa paróquia é o mundo”. “Como brasileira, eu me sinto participando da missão no mundo, em especial no continente africano e em Angola”, disse a Irmã Elisabete que faz parte de uma comunidade que leva a missão para o mundo. “Somos instrumentos nas mãos de Deus e a missão Paulina só acontece com o apoio de muitas pessoas, inclusive das províncias do Brasil e de Portugal, pois somos uma língua irmã. Apesar das diferenças, nós brasileiras nos sentimos muito em casa, pois temos os laços da fé, que vai nos irmanando e a força da Palavra vai nos impulsionando”, finaliza a Irmã Elisabete Corazza.

 

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, a Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.

Comentários