Como as soft skills transformaram a Rainha Elizabeth em um exemplo de liderança e carisma

 


Por Lucedile Antunes

Você sabia que a Rainha Elizabeth II teve um mentor para ensinar tudo para elae que ocupar o cargo que ela exerceu não foi uma missão fácil. Esse mentor lhe ensinou principalmente como  se comportar, o que falar e como agir. Aqui estamos falando não somente do seu papel como rainha, mas também as soft skills que ela desenvolveu para poder se destacar como uma líder carismática tão amanda pelos ingleses e respeitafda em todo o mundo.

Mas você sabe o que são essas soft skills?

Elas são habilidades comportamentais importantes que desenvolvemos ao longo da vida, principalmente na infância, e que são fundamentais para o nosso sucesso pessoal e profissional. Aqui quero compartilhar algumas soft skills que estiverem muito presentes na vida da rainha. Confira algumas dessas características:

Resiliência: Sua alta capacidade de controle frente as adversidades, de enfrentar os problemas com equilíbrio e lidar com cenários incertos sabendo como se adaptar às transformações.

Inteligência emocional: Se manteve serena e gerenciando as suas emoções nos momentos de maior pressão.

Comunicação assertiva: Foi capaz de expressar pensamentos e opiniões de maneira direta, objetiva, compreensível, de forma respeitosa e acolhedora e com muito carisma.

Aprendizado contínuo: Também conhecido como lifelong learning, sempre estive muito presente nas atitudes da rainha, pois aprender sempre, com cada experiência, a levou buscar sua evolução como ser humano.

Resolução de problemas: É a capacidade de encontrar soluções para os problemas de forma eficiente. Focar na solução sempre foi uma atitude da rainha, ao invés dela buscar culpados quando erros aconteceram.

Escuta ativa: Permitir que houvesse a atenção, interesse genuíno e envolvimento em uma conversa.

Liderança: Habilidade de motivar um grupo de pessoas a alcançar um objetivo comum e um propósito, sendo uma fonte de inspiração.

Além disso, estiveram presentes valores muito importantes como o respeito ao próximo, disciplina em seguir as regras, ética e a determinação em tudo que fazia.

Vendo um exemplo como o de Elizabeth, podemos concluir que todas as soft skills podem ser desenvolvidas. Para isto basta primeiramente você tomar consciência dos seus comportamentos e do impacto que eles podem gerar na sua vida pessoal e profissional.

Com esta consciência o seu próximo passo consiste em conhecer e desenvolver novas formas de agir. Albert Einstein sempre dizia que insanidade é querer um resultado diferente fazendo sempre igual, então, o desenvolvimento das soft skills acontece quando passamos a agir de forma diferente a partir da consciência atual. Por exemplo, se você identificou que a escuta não era muito presente na sua forma de agir, você passa a entrar nas conversas mais presente, interessado pela fala do outro e mais curioso. A partir desta experiência de experimentar fazer diferente, este novo hábito,com o tempo, se torna um novo comportamento.

 

Lucedile Antunes é idealizadora dos best-sellers “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos” e “Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora” e do recente “Soft Skills Kids: Como desenvolver as habilidades humanas nas crianças para se tornarem adultos bem sucedidos”. É fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching, especialista no desenvolvimento de Soft Skills, Palestrante, Coach e Mentora de Carreira. Apaixonada por apoiar pessoas a evoluírem e por estimular transformações através da expansão de consciência, inspira as pessoas a assumirem seu protagonismo experimentando novas formas de agir e pensar, obtendo resultados completamente diferentes. É coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional.

Comentários