Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem atualização de dados na área da empregabilidade

  


A plataforma reúne dados sobre o segmento em um sistema de BI - Business Intelligence

 

 

A Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, plataforma da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem indíces atualizados na área de empregabilidade da pessoa com deficiência.

 

O site com dados estratégicos traz novos números na aba Novo Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED). O saldo relacionado à inserção profissional de janeiro a agosto de 2022 no segmento da pessoa com deficiência foi negativo, contudo, aponta uma melhora de 47% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

Em 2021 foram mais de 17,5 mil pessoas com deficiências admitidas com 19,9 mil desligadas, totalizando um saldo negativo de 2,4 mil profissionais. Já no mesmo período em 2022, foram mais de 21,8 mil pessoas com deficiências admitidas com 23,1 mil desligadas, totalizando um saldo negativo de 1,3 mil profissionais.

 

Ainda com relação aos dados da plataforma, o Estado de São Paulo soma mais de 1,7 milhão pessoas com deficiência em idade produtiva (de 16 a 59 anos) para o trabalho. Saiba mais sobre a Base de Dados clicando aqui.

 

Pensando no incentivo ao emprego, o Governo de SP, por meio da Secretaria, criou Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs), que fazem parte do programa Meu Emprego Inclusivo.

 

Os objetivos destes Polos, que já somam 17 unidades em diversas regiões do estado, são promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

 

O Programa Meu Emprego Inclusivo está ancorado em 6 ações estruturantes: Busca ativa de pessoas com deficiência; Qualificação técnica e empreendedora; Definição do perfil das habilidades funcionais dos candidatos; encaminhamento de candidatos às empresas parceiras e apoio pós inclusão (emprego apoiado).

 

Para fins na contratação de pessoas com deficiência, o PEI realiza ações como busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós inclusão. Desde o lançamento do programa, mais de 6 mil profissionais com deficiência foram encaminhados para vagas de emprego.

 

Para ampliar a qualificação profissional, a Secretaria também promove cursos remotos profissionalizantes em diversas regiões do estado em parceria com o Centro Paula Souza, nas modalidades: Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Logística, Técnicas de Vendas, Recepção e Atendimento e Operador de Telemarketing. Conheça mais sobre o programa.

Comentários