As causas ocultas que podem haver por trás da Compulsão Alimentar

 


Kamilla Machado Guimarães é Terapeuta e Consultora de Saúde Física, Mental, Emocional e Energética. Psicóloga, Hipnoterapeuta Avançada OMNI, Consteladora Familiar Sistêmica, Decodificadora Mente e Corpo (Medicina Germânica), Consultora em Biohacking, Terapeuta de Barras de Access e Reiki. Contato Profissional: Whatsapp: (62) 9 9383-2409 / Instagram: @institutokamillaguimaraes 


Quando falamos em compulsão alimentar é quando uma pessoa come além da fome, ou seja, além da necessidade fisiológica que o corpo tem. Isso pode acontecer quando uma comida está muito gostosa e a pessoa tem o comportamento de comer mais na busca daquele prazer e boa sensação que aquele alimento saboroso está trazendo para ela, ou mesmo quando a pessoa busca comer independente de estar saborosa ou não, mas levada por uma emoção de ansiedade, angústia, de busca por prazer e bem estar. Mas que, logo depois de passar por esta ação de compulsão alimentar, a maioria das pessoas sentem outros sintomas emocionais como culpa, tristeza, sensação de mal estar, ou sentem sensações físicas como refluxo, queimação, sensação de indigestão, náuseas, reflexos também no funcionamento do intestino.

É importante saber que é possível se livrar da compulsão alimentar, desde que descoberta a causa raiz da sua compulsão, e cada ser humano tem uma causa diferente do outro. Saber que se come exageradamente porque sente ansiedade não é a causa raiz. É preciso investigar muito mais a fundo e entender o que desencadeia a ansiedade, que consequentemente está levando à compulsão.Da mesma forma, justificar que come compulsivamente todas as vezes que uma comida está muito gostosa não é a causa raiz, existe uma busca por trás, por algum prazer, por uma carência, e que tem uma programação na mente da pessoa que diz a ela (subconscientemente) que ela precisa comer. Mas essa busca seria eterna, existe uma falta em algum momento da vida, que o excesso de comida está tentando preencher. Essas causas ocultas que precisam ser investigadas e tratadas.

Vários casos já chegaram no consultório onde a “culpa” pelo olhar do paciente era da ansiedade, da tristeza ou depressão, e aqui eu reforço mais uma vez o quanto ter um profissional qualificado para te direcionar, pode te ajudar a se livrar da compulsão alimentar. Tratar sintomas não te livram do problema, o desejo de comer pode ser combatido com medicamentos que tiram a fome, mas o que acontece depois que você cessa o remédio? Engorda 3 vezes mais! Dietas? A mesma coisa!

Enquanto as pessoas não entenderem que precisam “emagrecer a mente” e investir em tratamentos que realmente possam ajudar a solucionar o problema real, nada vai mudar. A pessoa vai viver escrava de procedimentos estéticos, medicamentos e dietas sem fim. 

A compulsão alimentar tem muitas possíveis causas ocultas por trás, algumas delas que vejo com frequência no consultório estão relacionadas ao abuso na infância/adolescência (quero ficar feia para não ser desejada), pela vontade de crescer e ficar grande, ao desejo de ser parecido com “x” pessoa que admira, para satisfazer e deixar felizes pessoas ao redor (porque quando criança a mãe/o pai repetiam: come tudo para a mamãe/papai ficar feliz), ou era uma tradição na família repetir a refeição oferecida para mostrar aos familiares (pais/avós/etc) que aquela comida estava gostosa, ou ter que comer tudo e mais um pouco além da vontade para ficar forte. E por aí vai, mas tudo isso são programações na mente subconsciente, e que muitas vezes a pessoa com compulsão não tem ideia do que possa estar por trás, e mesmo tendo consciência a pessoa precisasaber o motivo real e tratar terapeuticamente para que haja uma mudança no subconsciente da mente, ajudando a mudar os comportamentos dela dali em diante.

Quem decide se quer viver numa prisão eterna ou ser livre e tomar o controle da própria vida é apenas você. E o caminho não é de flores, pois quando se acessam emoções, costumam ter dores e feridas que precisam ser encaradas. Mas só você sabe o que você vive hoje, e se quer permanecer onde está ou mudar de vida. Escolha bem!



Comentários