Alunos da rede municipal desenvolvem trabalho sobre o tempo e invenções que mudaram a história



Alunos assistiram vídeos sobre o trabalho, além de realizar visita virtual a um museu de invenções e exposição de objetos cedidos pelas famílias dos alunos e cartazes feitos foram expostos aos demais colegas, informando sobre as invenções 

 

Visando ampliar ainda mais os saberes dos alunos, a Profª Natália Mendes, do Pré II B, da E.M. Profª Maria Olympia Braga Sobrinho, desenvolveu com sua turma um trabalho sobre instrumentos de medida do tempo, que servem para explorar o calendário, as horas e fatores diversos.

O trabalho instigou as crianças a pesquisarem como surgiram essas invenções, que com o tempo tornaram-se imprescindíveis às vidas das pessoas. A ideia surgiu após proposta apresentada pelo livro “Caderno do Professor - Currículo Paulista - Nova Escola”, utilizado em toda a rede municipal no planejamento de aulas.

Para apresentar melhor o conceito, em sala foi construída uma linha do tempo, narrada através de fotos que descrevem os momentos mais importantes da vida da docente. Partindo desta apresentação, os alunos foram convidados a contar suas histórias, construindo sua própria linha por meio de fotos e desenhos, compartilhando entre si fatos importantes sobre o seu desenvolvimento.

A apresentação trouxe à tona diversos questionamentos que conduziram os alunos a explorar a área externa da escola para observar os elementos naturais e suas transformações, que também são marcadas pelo tempo. Um relógio de sol, construído pela própria turma em sala de aula, desencadeou o estudo das invenções, como relógios e telefones.

Além disso, o conhecimento foi aprofundado com pesquisas na internet, leituras de livros sobre o assunto, criação de textos e até encenações com o poema “Relógio” - de Vinícius de Moraes. Com o auxílio dos pais dos alunos foi feita uma exposição de objetos antigos enviados pelas famílias. “Com a exposição as crianças conseguiram ver que, ao longo do tempo, as invenções foram adaptadas e aprimoradas, a fim de satisfazer cada vez mais e melhor as necessidades da cultura social vigente”, afirmou a Profª. Natália Mendes. 

Ao final do trabalho, os alunos fizeram uma visita virtual a um museu de invenções, utilizando a sala de informática. Cada criança foi estimulada a pesquisar, descrever e refletir sobre a funcionalidade dos objetos, destacando as melhorias e as vantagens trazidas para todos. Em grupos, eles elaboraram cartazes informativos sobre as invenções que mais os atraíram, posteriormente expostos nas dependências da unidade escolar.

“As aulas oportunizaram às crianças criarem suas próprias invenções, envolveram a participação das famílias, favoreceram a utilização de suportes textuais em situações sociais de escrita e leitura, fortalecendo uma aprendizagem significativa, construindo saberes e criando memórias para toda a vida. É de nosso conhecimento que o aprendizado é muito mais significativo quando as propostas aguçam a curiosidade das crianças, porque desta forma elas aprendem sobre o mundo”, afirmou a coordenadora geral da educação infantil, Tamara Viota.

Comentários