Soluções tecnológicas da Embrapa para cultura do caju e caprinovinocultura são destaques no PECNordeste

 

 

Seminário apresenta a força das duas atividades bastante características do Ceará: cajucultura e caprinovinocultura

Mantendo a tradição de promover os principais produtos e cadeias produtivas do Estado, o Seminário Nordestino de Pecuária (PECNordeste) deste ano, que ocorre entre os dias 29 de junho e 1º de julho, no Centro de Eventos do Ceará, apresentará um panorama das soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa para as áreas de cajucultura e caprinovinocultura, ambas atividades de muita importância econômica para o Ceará e para o Nordeste. 


Com o objetivo de fomentar a agregação de valor ao cultivo do caju, a Embrapa Agroindústria Tropical ministrará palestras sobre diversos aspectos da atividade, além de ofertar um minicurso. A mesa redonda de abertura trará um panorama do setor e contará com o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, e o consultor Vitor de Oliveira, ex-chefe da Unidade. Em seguida, o pesquisador Afrânio Arley apresentará o sistema de cultivo superadensado do caju, uma estratégia inovadora de organização e gestão da propriedade que visa à ampliação da capacidade produtiva dos pomares. 


Monitoramento de pragas e uso de polinizadores são temas que também serão abordados pela equipe técnica da Unidade. Na manhã da sexta-feira, dia 1º, o pesquisador Luiz Serrano ministrará um minicurso sobre a alta performance da cajucultura.Além disso, o estande da Embrapa contará com degustação de produtos à base de caju, apresentando o potencial do aproveitamento integral do fruto aos participantes do seminário.


O pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas Leite, espera que o evento promova um nível de discussão bem aprofundado. “A ideia é alinhar as novas ações desenvolvidas para o setor, envolvendo a participação de todos os elos da cadeia produtiva para fortalecê-la com base no cajueiro-anão e com todo o suporte tecnológico disponível para viabilizar ganhos de renda, de produtividade, de escala e de geração de trabalho”, explica.


Lucas Leite afirma que a Embrapa possui um vasto banco de tecnologias, que atende tanto o sistema de produção como a etapa de pós-colheita, bem como desenvolve rotas tecnológicas para os processos agroindustriais e de novas possibilidades de agregação de valor para a cajucultura.


Ferramentas digitais para caprinovinocultura


Os participantes do Pecnordeste interessados em soluções tecnológicas para caprinocultura e ovinocultura, poderão conhecer ferramentas digitais desenvolvidas pela Embrapa para gerenciamento da produção, que favorecem melhoramento genético animal, reserva de alimentos para rebanhos e intercâmbio de sementes. No stand da empresa no evento, serão apresentados e demonstrados os aplicativos Orçamento Forrageiro, SGR Mobile, Biosemeie, CIM Rebanhos, CIM Custos e a planilha CIM Gestão. Todas essas ferramentas, desenvolvidas pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) são acessíveis de forma gratuita, pela Play Store ou pela página do Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos (CIM): 


https://www.embrapa.br/cim-inteligencia-e-mercado-de-caprinos-e-ovinos/ferramentas

Segundo Cícero Lucena, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, a disponibilidade de informações em formato de aplicativos amplia o alcance das tecnologias aos produtores rurais e, com sua dinâmica, atrai públicos como a juventude rural, “A ferramenta digital permite também a possibilidade de simulação de resultados de uma intervenção técnica que o produtor ou técnico, possa aplicar na sua fazenda, trazendo com isso, maior confiança e maior engajamento para a adoção da tecnologia”, destaca ele.


As estratégias e cenários para produção de pequenos ruminantes também serão abordadas na programação técnica da Pecnordeste, no painel sobre Caprinovinocultura, que acontecerá na quinta-feira (30). Às 9h40, o pesquisador Olivardo Facó apresenta palestra sobre perspectivas e desafios no melhoramento genético de caprinos e ovinos no Brasil. Às 14h40, será a vez do pesquisador Fernando Henrique Albuquerque, que abordará estratégias de estação de monta, para aumentar a taxa de desmame de cabritos e cordeiros.


Sobre a PECNordeste


A PECNordeste é um evento do agronegócio promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar/ce), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/ce) e pelos sindicatos rurais, que busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenas empresários do setor. O seminário aborda temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e traz debates de temas que impactam o dia a dia do produtor rural e suas atividades. 


A vigésima edição do PECnordeste será realizada nos dias 29 de junho a 1º de julho de 2022, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento contará com uma programação técnico-científica de capacitação, envolvendo sete segmentos da cadeia produtiva da pecuária: Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Equinocultura e Suinocultura, bem como os segmentos da Fruticultura, da Cajucultura, da Floricultura e da Agroindústria, através da realização de palestras, mesas redondas e oficinas.


Serviço: Mesa redonda, palestras e minicursos sobre cajucultura e caprinovinocultura

Quando: 30 de junho a 1º de julho de 2022, a partir das 8h30

Local: Centro de Eventos do Ceará


PROGRAMAÇÃO CAJUCULTURA:


Dia 30 de junho (quinta-feira). 

Local das palestras: Auditório 7 - Mezanino 1


08h30 às 09h40min. Palestra “Panorama atual da Cajucultura” 

Palestrantes: Gustavo Saavedra, chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, e Vitor de Oliveira, consultor técnico em cajucultura. Mediador: Lucas Antonio de Sousa Leite, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.


09h50 às 11h. Palestra “Aumento de produtividade: Caju Superadensado” 

Palestrante: Afrânio Arley, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical. 


11h10 às 12h10. Casos de sucesso “Caju de mesa de Palhano/CE” 

Palestrante: Ronaldo de Oliveira Beserra. Mediador: Lucas Antonio de Sousa Leite, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.


14h às 15h10. Palestra “Monitoramento e combate a doenças do cajueiro”

Palestrante: Marlon Valentin, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.


15h20 às 16h40. Palestra “Agregação do pedúnculo: fabricação de bebidas” 

Palestrantes: Rodrigo Diógenes Pinheiro, presidente do Instituto Caju Brasil (ICB), e Maurício Campos de Sousa, diretor administrativo do ICB.


Dia 1º de julho (Sexta-feira)

Local do minicurso: Sala de minicurso 2


8h às 12h. Minicurso “Cajucultura de Alta Performance”

Instrutor: Luiz Serrano, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.


14h às 18h. Minicurso “Como montar uma minifábrica de beneficiamento de castanha de caju”

Instrutor: Rodrigo Diógenes Pinheiro, presidente do Instituto Caju Brasil. 


PROGRAMAÇÃO CAPRINOVINOCULTURA

Dia 30 de junho (Quarta-feira)

Local das palestras: Auditório 2- Mezanino 1


8h30 às 9h30. Palestra: “Ovinos localmente adaptados: Conservando com foco na produção”

Palestrante: Aline Vieira Landim, professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)


9h40 às 10h50. Palestra: “Melhoramento genético de caprinos e ovinos no Brasil: Desafios e perspectivas”

Palestrante: Olivardo Facó, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos


11 às 12h. Palestra: “Qual o papel da ARCO e a importância do serviço de registro genealógico de ovinos na propriedade (SRGO)”

Palestrante: Magali Maria Paiva de Moura - Superintendente do Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - ARCO


13h40 às 14h30. Palestra: “A importância do registro genealógico de caprinos no Brasil”

Palestrante: Amélia Hortência da Silva Oliveira Lima - Superintendente técnica do Serviço de Registro Genealógico de Caprinos - ABCC


14h40 às 15h40. Palestra: “Estratégias de monta : Como aumentar a taxa de desmame de cabritos e cordeiros”

Palestrante: Fernando Henrique Albuquerque, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos


15h50 às 17h. Palestra: “Cuidados clínicos com cabras e ovelhas no pré e pós parto e suas crias”

Palestrante: Priscila dos Santos Silva - Professora da Faculdade Anísio Teixeira e consultora especialista em propriedades de pequenos ruminantes


17h10 às 18h. Palestra: “Integração Lavoura Pecuária: Consórcio Milho-Massai-Cunhã, como base alimentar na terminação de borregos no semiárido

Palestrante: Palestrante: João Paulo Arcelino do Rêgo - Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Boa Viagem.

Ricardo Moura (DRT 1618 JPCE)

Embrapa Agroindústria Tropical

Comentários