Reflexões: Pensar e Discernir


Adelvair David davidesp.weebly.com
www.addavid.blogspot.com

Acompanhe Adelvair David no www.facebook.com/MadoEspirita www.instagram.com/MadoEspirita  www.twitter.com/MadoEspirita 
@adelvairdavid



A mente pode se tornar o céu ou o inferno de cada criatura... 1

Quando cultivamos ideias próprias das paixões inferiores tendemos à brutalidade e a desenvolvermos hábitos mais das sensações do que dos sentimentos superiores.

O que precisamos entender é que, são os sentimentos superiores que nos constroem, que nos edificam, que nos levam a ter uma vida plena, porque nos induzem à prática das virtudes, tais como a paciência, o perdão, o amor, e ainda o entendimento, a compreensão, a responsabilidade em relação aos nossos deveres neste mundo.

Brutalizados, violentos e amolentados moralmente, dificilmente teremos o discernimento que nos faz saber mais sobre o certo e o errado. A consciência nos avisa, nos aconselha, porém, tendemos sempre para onde estamos moralmente aclimatados.Ensinou Jesus, “vigiai e orai para não cairdes em tentação”2, compreendemos que não é a do mundo, mas a que está dentro de nós, são asmás inclinações, ideias, pensamento vicioso e nossos sentimentos sombrios que aguardam ainda iluminação.

Ensina-nos a benfeitora, o espírito Joanna de Angelis, que devemos atender a duas proposições:“pensar sempre e o que se deve pensar”3. Há quem não goste de pensar, mas é preciso habituar-se a fazê-lo, e como ela nos ensina, “devemos eleger o tipo de pensamento a cultivar”4, pois é nele que tudo começa. Em resposta ao codificador do espiritismo, em relação a se somos influenciados pelos espíritos em nossos pensamentos, os espíritos venerandos disseram que, “de ordinário são eles que nos dirigem”5, por isso o grande desafio é o de reorientar o pensamento, sem culpa, num exercício constante para maior autocontrole, assim poderemos discernir melhor, acertando mais.

É necessário também combater a preguiça mental, que leva à sonolência, à desatenção e à dificuldade de concentração. Muitosde nós dizemos que o sono, por exemplo, ao ler um bom livro é culpados espíritos perturbadores que nos cercam, embora isso possa acontecer, na maioria das vezes somos nós mesmos que resistimos ao aprendizado, à incorporação de novos conceitos, porque isso nos levaria a um trabalho, a um movimento em outra direção daquela em que estamos acostumados, que nem sempre é boa.

Necessitamos educar o pensamento, torná-lo dócil aos nossos melhores desejos através da persistência, que a princípio é penoso, mas que pela insistência se renovará certamente, sendo que, os bons pensamentos alargam os horizontes da compreensão, do discernimento e melhora as nossas relações humanas.

PENSAR BEM É PENSAR NO BEM, PENSEMOS...

@adelvairdavid

Referências

1, 3 e 4- Livro Momento de Consciência, Cap. 13, de autoria do espírito Joanna de Angelis.

2-Mt. 26:41

5- O livro dos Espíritos, Questão 459, Ed. FEB, 93ª Edição, 2013


Comentários