Prefeitura Municipal de Bariri perde recurso de R$ 100.000,00 para reforma e ampliação do projeto social Associação Escolinha de Skate de Bariri

 Projeto sem fins lucrativos que oferece aulas de skate, atendimento médico e odontológico para cerca de 40 crianças em situação de vulnerabilidade conseguiu a Emenda Parlamentar, que foi desperdiçada por duas vezes pelo Poder Executivo

Bariri, 24 de junho de 2022 - A Prefeitura Municipal de Bariri-SP, sob gestão do Prefeito Abelardo M. Martins Simões Filho (MDB), desperdiçou uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) destinada pela Deputada Estadual Márcia Lia (PT) para a reforma da Pista Pública da cidade, localizada no Núcleo Domingos Aquilante, um dos locais mais carentes da cidade e onde é realizado a Escolinha de Skate de Bariri.

A solicitação da Emenda foi feita pelo idealizador da Escolinha de Skate, Thiago Paleari, em agosto de 2021, que ciente dos problemas municipais, buscou recurso público na esfera estadual.

De acordo com a análise de Admissibilidade da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, a tramitação da presente Emenda Nº 2022.060.34312 obteve parecer aprovado no dia 03 de fevereiro de 2022. O ato foi confirmado pelo Diretor Administrativo de Bariri. 

Para ajudar no processo, a associação entregou à Prefeitura a planta do projeto a ser construído, bem como orçamento de diferentes casas de materiais de construção.

A Diretoria de Obras e Meio Ambiente, pasta responsável pelo desenvolvimento do projeto de engenharia perdeu o prazo de envio da documentação, em fevereiro.

A Emenda foi recadastrada no Portal Sem Papel em abril sob novo número: 2022.060.40077. Na ocasião, o Prefeito Municipal de Bariri, Abelardo M. Martins Simões Filho assinou um termo de representação da Emenda, como descrito no ofício N. 113/2022/GP (disponível em anexo).

 

De acordo com a Diretoria Municipal de Administração Setor de Convênios, toda a documentação solicitada, projeto de engenharia e matrícula do imóvel foi enviado em 12 de maio.

Ainda segundo a Diretoria, no dia 16 de maio a demanda retornou para diligência de documento técnico de engenharia, alegando impossibilidade de construção de sala e banheiro no local. Diante dos fatos, na data 25 de maio, foi inserido no sistema toda a documentação contendo as alterações solicitadas.  

Entretanto, a demanda retornou com uma série de apontamos feito pela Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo que não foram corrigidos pela Prefeitura Municipal de Bariri em tempo hábil, impedindo tecnicamente a Emenda.

De acordo com os apontamentos da Secretaria de Esportes (Demanda 039242), a Prefeitura Municipal de Bariri precisa averbar todas as edificações existentes em sua área total (Principalmente a Pista de Skate), além de outros problemas.

O item 10º, por exemplo, acusa a falta de descrição do objetivo da obra. Já no item 13º há divergências de valores no plano de aplicação dos recursos (Planilha Orçamentária). O documento completo está em anexo.  

O QUE A PREFEITURA MUNICIPAL DIZ

Em reunião no gabinete do Chefe do Poder Executivo entre Abelardo M. Martins Simões e membros da Associação da Escolinha de Skate no dia 9 de junho, o prefeito confirmou que houve um problema com a Emenda e solicitou 15 dias para resolver o problema. Até o momento o problema não foi solucionado.    

O PROJETO

Criada em setembro de 2020, a Escolinha de Skate de Bariri atende gratuitamente cerca de 40 jovens e crianças com idade de quatro a 16 anos. As aulas ocorrem todas as sextas-feiras, das 16h às 18h, na pista pública do bairro Núcleo Domingos Aquilante, um dos locais mais carentes da cidade de Bariri.

Além das aulas tradicionais de skate como, por exemplo, aprender a remar, “dropar”, e dar o primeiro ollie, os alunos recebem orientação teórica da história do skate, nome das peças e das manobras, atendimento odontológico e médico.

Os alunos aprendem também noções básicas de inglês, geografia e conhecimentos gerais, contextualizado pelo skate. Por exemplo: o skatista profissional Cezar Gordo nasceu em Porto Alegre, que é a capital do Rio Grande do Sul. O estado está situado na região Sul do país.

Os participantes possuem acompanhamento médico pela Drª Bruna Vaccarelli que atende as crianças gratuitamente.

Na grande maioria dos casos, as consultas são simples como, por exemplo, um pequeno machucado, mas, demostra valorização e sentimento afetivo para as crianças.

O projeto oferece, ainda, atendimento odontológico também, através de parceria firmada com o Dr. Luis Gustavo Gerlin (Clínica Integrada Gerlin).

Ocorrem, ainda, atividades recreativas e confraternizações em datas comemorativas. No Dia das Crianças foi realizado a “guerra de bexiga d’água” e, alguns dias antes do Natal, a tarde da pizza. Na Páscoa, os alunos receberam caixas de bombom. Em abril de 2022, algumas alunas foram conhecer o Museu Mário Fava, principal espaço cultural de Bariri.

A Escolinha de Skate é a primeira do segmento na cidade, despertando o interesse de mídias e veículos de comunicação da cidade e de toda a região.

O projeto foi idealizado pelo Relações Públicas e skatista amador, Thiago Paleari.

Em março de 2022, o projeto foi formalizado e se tornou a Associação Escolinha de Skate de Bariri (AESB), com 20 membros que colaboram no desenvolvimento das atividades. Mais informações: @escolinhadeskatebariri 



Um dos alunos da Escolinha
Um dos alunos da Escolinha


Visita da Dra na Escolinha
Visita da Dra na Escolinha

Alunos no Dentista
Alunos no Dentista



Alunos na Escolinha
Alunos na Escolinha

Escolinha de Skate de Bariri
Escolinha de Skate de Bariri

Comentários