Pets: veterinário explica a importância da vermifugação para a saúde de cães e gatos

 Manter os animais livres de vermes evita diversas doenças nos bichinhos e a transmissão para humanos, segundo professor da Faculdade Anhanguera

 

Clique aqui para fazer download da imagem.

Manter os cães e gatos livres de vermes é importante não apenas para a saúde e bem-estar dos pets, mas também para evitar a transmissão de parasitos para humanos, que poderiam causar, por exemplo, o bicho geográfico e distúrbios no trato intestinal, sobretudo em crianças pequenas e pessoas imunossuprimidas.
 

Segundo o médico veterinário e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhanguera de São Paulo, Frederico Fontanelli Vaz, a vermifugação é muito importante nos primeiros meses de vida de cães e gatos para prevenir e tratar os temidos vermes, que podem causar doenças nos pets, além de alguns serem transmitidos para os humanos.
 

“Muitos medicamentos comerciais incluem na sua composição a proteção contra a maioria dos tipos de vermes que acometem os cães e gatos. Porém, outros medicamentos são mais específicos para determinadas parasitoses. Portanto, é sempre recomendável que o tutor administre o melhor medicamento indicado por um médico-veterinário, levando em conta raça, peso, idade, situação clínica, tipo de verme e outros fatores específicos de cada animal”, recomenda Vaz.
 

QUANDO VERMIFUGAR SEU ANIMAL
 

A primeira dose deve ser aplicada entre 15 e 30 dias de vida dos pets, sendo reforçada a segunda dose 15 dias depois da primeira aplicação. O Conselho Tropical para Parasitos de Animais de Companhia recomenda a desparasitação em cães de 15 em 15 dias a partir de duas semanas de vida até o filhote completar 8 semanas. Em gatos, o conselho recomenda o início da desparasitação com 3 semanas de idade, repetindo quinzenalmente até 10 semanas de idade.
 

“Cumprir esse calendário nos primeiros dias de vida é importante pois nos primeiros 45 dias de vida dos bichos eles ainda estão sendo amamentados pela mãe, e nesse período é possível que vermes da mãe sejam transferidos para o filhote por meio da amamentação. Portanto, o controle de parasitos da mãe também é fundamental”, explica o veterinário.
 

Depois das 8 ou 10 semanas de vida, em geral, os pets precisam de doses de vermífugo mensais até os seis meses, de acordo com o Conselho Tropical para Parasitos de Animais de Companhia. Posteriormente, o intervalo pode ser aumentado para doses a cada três meses. Devemos lembrar que o uso indiscriminado de antiparasitários pode tornar populações de vermes ou de qualquer outro parasito resistentes a esses medicamentos. Portanto, todo esse processo deve ser acompanhado por um médico-veterinário e com exames de fezes regulares, a cada três ou quatro meses, para saber a real necessidade da administração do vermífugo.
 

O médico veterinário acrescenta que até mesmo os bichos que vivem dentro de casa ou apartamento podem ser expostos a contaminações, quando saem para passear com o tutor.
 

“Ovos de parasitos podem ser trazidos para dentro da residência por meio dos calçados dos tutores, por exemplo. Há ainda parasitas que podem ficar adormecidos no organismo dos pets e se desenvolver depois de muito tempo, por isso a importância de manter a constância de exames de fezes e vermifugação para evitar riscos ao bicho. Além disso, os parasitos dos cães e dos gatos devem ser muito bem controlados pelos potenciais riscos zoonóticos, principalmente a crianças pequenas e pessoas imunossuprimidas”, alerta.
 

DOENÇAS CAUSADAS POR VERMES
 

No geral, animais sem vermifugação podem ser acometidos por três principais grupos de doenças:
 

Toxocaríase: os vermes da família Ascaridae se alojam no intestino de cães e gatos e podem ser observados a olho nu pelo tutor nas fezes e vômitos de bichos contaminados. Em cães, pode causar morte devido à enterite e/ou bloqueio gastrointestinal, além de anorexia, diarreia, vômito, dor abdominal e baixa taxa de crescimento. Em gatos, geralmente, é assintomática. Em humanos, o verme pode causar dor abdominal, febre, hepatomegalia e tosse, pois a larva migra para órgãos como fígado, pulmão, cérebro e olhos, podendo comprometer o sistema neurológico e até cardíaco em alguns casos.
 

Ancilostomose: causada pelos Ancilostomídeos, parasitas que se alojam no intestino delgado, podem afetar humanos, cães e gatos, causando diarreia, muitas vezes com sangue, anemia e óbito nos pets. A contaminação é feita por meio da ingestão de água e alimentos contaminados. Em humanos pode causar o popular “bicho geográfico”.
 

Tênias (Dipylidium caninum): parasita cestódeo, é um verme chato que pode ser transmitido para cães e gatos por meio das pulgas. Quando instalado no trato intestinal do pet, geralmente não provoca sinais clínicos, mas pode causar irritação no reto, e os animais esfregam ou “arrastam” o períneo no chão. Ocasionalmente pode ocorrer enterite e/ou obstrução intestinal. Os gatos são mais tolerantes a infestações por esse parasito. Em humanos é transmitido geralmente para crianças ao ingerirem pulgas infestadas, podendo apresentar irritação perianal e/ou distúrbios intestinais leves.
 

BOA ALIMENTAÇÃO REDUZ OCORRÊNCIA GRAVE DE VERMES
 

Uma das formas mais comuns de transmissão de vermes para cães e gatos é pelo consumo de água e alimentos contaminados. A nutrição adequada de qualquer animal dá suporte ao seu sistema imune e ajuda na prevenção de infestações parasitárias graves.
 

“No geral, não é indicado servir carnes cruas aos pets nem estimular a caça a outros animais, como aves, répteis e outros mamíferos, pois podem servir como fontes de contaminação de vermes gastrointestinais. É importante também fazer a limpeza de bebedouros e comedouros com regularidade, localizando-os longe do local de evacuação do pet, removendo diariamente ou imediatamente as fezes do pet. Recomenda-se também lavar o ambiente do animal com hipoclorito de sódio 1% para tentar reduzir a viabilidade de ovos e larvas de parasitos”.
 

Por fim, o professor reforça a importância de seguir as orientações do médico veterinário, observando a prescrição da quantidade de cada dose e intervalos de reforço, para assegurar a proteção correta do seu amigo de quatro patas.

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o sitee o blog.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.
 

Comentários