Exposição Acolhidos: últimos dias em São Paulo

 Mostra fotográfica destaca o percurso de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil e estará aberta ao público na avenida Paulista, até domingo, 26. GRATUITO

A exposição tem como base fotografias e vídeos que destacam o percurso de migrantes venezuelanos, desde que cruzam a fronteira, até a integração no Brasil (Fotos: Antonello Veneri /AVSIBrasil-Divulgação)

 

A exposição Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, chega à reta final na capital paulista, na semana em que se encerram as atividades alusivas ao Dia Mundial do Refugiado. A mostra destaca a trajetória de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à integração econômica e social no Brasil, a partir de histórias reais de pessoas que atravessaram a fronteira em Roraima, nos últimos anos, em busca de oportunidades para reconstruírem suas vidas em um novo país.

Na exposição, o visitante poderá contemplar fotografias e retratos; ler depoimentos de pessoas entrevistadas, além de contar com recursos audiovisuais que proporcionam uma reflexão sobre refúgio, migração e acolhimento no Brasil. A exposição conta ainda com um espaço educativo, com a apresentação de vídeos com depoimentos do fotógrafo sobre os bastidores desta experiência e da equipe de colaboradores da AVSI Brasil que comentam sobre o trabalho humanitário realizado nos abrigos para refugiados em Roraima.

Em São Paulo, a exposição integra o calendário cultural do CCBB SP, parceira na realização do evento, e estará aberta na Torre Matarazzo (avenida Paulista, 1230), até o próximo domingo, 26 de junho. Na sexta (das 8h às 20h), sábado e domingo (das 10h às 18h). O espaço conta com monitores que realizam um tour guiado com grupos de até dez pessoas, e detalham os registros e bastidores de toda a mostra. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre. O espaço prevê todos os protocolos de segurança e controle preventivos à Covid-19.
 











A EXPOSIÇÃO

Quem assina pelos registros é o fotógrafo italiano Antonello Veneri, que reside no Brasil há doze anos. Neste trabalho exclusivo para a AVSI Brasil, ele ilustrou o trajeto percorrido por famílias refugiadas e migrantes da Venezuela, desde que chegaram na fronteira, até a conquista de sua autonomia no Brasil, Veneri cruzou a fronteira com a Venezuela, visitou os abrigos da Operação Acolhida, em Roraima, e percorreu diversas cidades, como Brasília, no Distrito Federal, Concórdia e Seara, no Oeste catarinense -- lugares que receberam grupos de venezuelanos, após contratações de trabalho intermediadas pelo projeto social Acolhidos por meio do trabalho, da ONG AVSI Brasil.

A mostra Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil tem a curadoria de Benedetta Fontana e é realizada pela AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil, com recursos financiados pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos EUA. Para a edição de São Paulo, a exposição conta com o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e pela Fundação Bernard van Leer.

A iniciativa tem o apoio institucional do Consulado da Itália no Brasil, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global, e da Casa Civil da Presidência da República, que coordena as ações da força-tarefa Operação Acolhida.
 

"Ao visitar a exposição, o público acompanha a história de uma viagem carregada de sentimentos, de dignidade e de muita esperança. Mas, mais do que isso, a mostra permite algo ainda mais profundo e intenso, que é a experiência de olhar e ser olhado, por meio dos retratos. Eu gosto muito dessa troca. Estamos vivendo um período de grandes migrações no mundo e, dentro destas viagens, são os rostos, através dos retratos, que nos marcam. Me permito dizer que há também a minha história de migrante acolhido pelo Brasil, neste percurso", revela Veneri.
 


O projeto

 

Acolhidos conta com a parceria do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA. Desde que foi implementado, A AVSI Brasil já intermediou a interiorização de 1.700 venezuelanos, de Roraima para nove estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, sendo que 800 pessoas foram contratadas para trabalhar. Após a confirmação da contratação, o projeto prevê a interiorização de todo o núcleo familiar, moradia temporária nos primeiros meses e acompanhamento social no mesmo período. O projeto também atua com a população brasileira em situação de vulnerabilidade, com capacitações profissionais e a inserção no mercado de trabalho.

 

SERVIÇO:

Exposição ACOLHIDOS: o percurso da Venezuela à integração no Brasil

Local: Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo). Lobby central

Endereço: Av. Paulista, 1230, Bela Vista, São Paulo

Período: 27 de maio a 26 de junho de 2022

Horário: Segunda à sexta (8h às 20h). Sábados, Domingos e Feriados (10h às 18h)

Entrada: Gratuita Classificação etária: livre

 

Para grupos com dez pessoas ou mais, é necessário agendar horário pelo e-mail acolhidos@avsi.org.br

Comentários