Coluna Folhageral: Conselho Municipal de Mobilidade Urbana decidirá sobre o estacionamento na Santa Casa

 De acordo 

com o Poder Executivo Municipal, uma solicitação do vereador Riva Rodrigues (PP), sugerindo alteração no estacionamento (foto) defronte a Santa Casa de Jales será submetido à deliberação dos membros do
Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.

Desde 

quando foi autorizado e implantado em diagonal, constantes críticas são feitas por destoar dos demais estacionamentos em vias públicas que são em vertical, e permitindo que apenas um veículo circule no trecho no sentido bairro. 

O vereador 

Riva Rodrigues questionou se o estacionamento  poderia ser convertido ao de modelo convencional, ou seja, estacionamento vertical.

Riva explicou 

que o estacionamento,  pode causar acidentes de trânsito, pois os veículos maiores, quando estacionados, ocupam a metade do leito da avenida. No momento da manobra para a saída desses veículos, a visão do motorista é prejudicada.

Neste planeta

e na sua natureza, períodos de desconstrução e reconstrução, de retração e expansão ocorreram e ainda ocorrem numa sequencia essencial para a evolução geral. Isto aconteceu em 4,5 bilhões de anos e continua acontecendo.

Na vida humana,

desde os grupos primitivos até hoje, a evolução segue o mesmo modo. Períodos turbulentos de mudanças marcaram a trajetória da humanidade. A evolução humana não acontece numa linha reta ascendente.

Atualmente,

a intranquilidade está presente em todos os lugares, todos os dias. Transformações abalam o planeta, a natureza, a vida coletiva. Há pessoas que persistem atadas ao passado e outras que se deixam levar por novidades ilusórias.

É mais comum

e mais fácil observar a realidade desmontada em pedaços. Assim é possível examinar cada segmento, separado da realidade geral. Mas isso leva a erros. Em especial hoje, quando as transformações afetam e entrelaçam tudo. 

A compreensão

fica debilitada quando consideramos, separadamente: ciência, tecnologia, economia, medicina, alimentação, educação, arte, política, justiça, família, ecologia, agricultura, saneamento, mobilidade, migração e assim por diante.

Em 2020 e 2021,

o assunto principal divulgado nas mídias foi a Pandemia. Nesses dois anos, mais de 5 milhões pessoas morreram, vítimas da doença no mundo. A pandemia mexeu de várias maneiras com os países e as pessoas.

Neste ano de 2022

(em fevereiro), a Rússia invadiu a vizinha Ucrânia e faz uma guerra cruel. A Rússia é o maior país do mundo. Seu território está na Ásia e na Europa. Faz fronteira com 14 países (na Ásia e na Europa). É uma potência militar com armas nucleares.

A Ucrânia é

o maior país situado inteiramente na Europa. Tem o dobro do território da Itália. Tinha 43 milhões de habitantes em 2021. Sua produção é diversificada: ferro, carvão, petróleo, gás, trigo, cevada, centeio, milho, girassol, algodão, batata.

A guerra é travada

entre dois países importantes (dentro da Europa) e perturba a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a aliança militar que hoje reúne 28 países europeus, o Canadá e os Estados Unidos. É liderada pelos Estados Unidos.

Tal como a pandemia,

a guerra na Ucrânia disseminou diversos efeitos no mundo. Tais como: elevação dos preços do petróleo e seus derivados; dos preços de combustíveis (carvão e gás); dos preços dos alimentos (cereais e óleos vegetais).

Assim, é verdade

que acontecem fatos maiores com consequências relevantes. Mas, ao mesmo tempo, acontecem fatos menores que também causam consequências importantes na vida das pessoas.

É oportuno dizer

de forma simples o que é o “caos criativo”. É isto: situações desordenadas, conflitantes e confusas criam novas soluções. Ou seja, diante de tantos problemas atuais, não é possível pensar que um só deles vai estragar tudo.

Por exemplo,

estamos a menos de 100 dias das eleições. Não é certo pensar que a eleição presidencial (focada em dois candidatos, Bolsonaro e Lula) é um assunto que deve ser tratado isoladamente como especial, de tão relevante.

Nesta eleição

presidencial se confrontam-se dois políticos do século passado, do tempo da guerra fria, de direita e esquerda, de capitalismo e socialismo. Iniciado em 1º de janeiro de 2021, o Século 21 ainda não formou presidenciáveis atualizados.

De forma ampla,

é possível ver como a atual elite política, presa a conceitos e atitudes tradicionais, não consegue lidar com os desafios vigentes no caótico mundo atual. Fica sem ação, sem enxergar soluções inovadoras para os problemas.

Nesta semana,

pesquisa PoderData foi divulgada no site da empresa Poder360. Foi realizada de 19 a 21 de junho de 2022, através de 3.000 entrevistas via telefone, em 302 municípios no país. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-07003-2022.

No cenário

de primeiro turno, com 11 pré-candidatos, Lula (PT) vence Bolsonaro (PL) por 44% contra 34% das intenções de voto. Diferença de 10 pontos percentuais. Os demais pré-candidatos pontuaram de 6% para menos.

A mesma

pesquisa, no cenário de segundo turno, entre os dois candidatos, Lula (PT) vence Bolsonaro (PL) por 52% contra 35%. Diferença de 17 pontos percentuais. A diferença já foi maior, em pesquisas anteriores do PoderData.

Também nesta

semana, pesquisa DataFolha foi divulgada pela CNN Brasil. Foi realizada nos dias 22 e 23 de junho de 2022, através de 2.556 entrevistas face a face, nas 27 unidades federativas. Foi registrada no TSE sob o número BR-09088/2022.

No principal

cenário, primeiro turno com 13 pré-candidatos, Lula (PT) vence Bolsonaro (PL) por 47% contra 28% das intenções de voto. Diferença de 19 pontos percentuais. Os demais pré-candidatos pontuaram de 8% para menos.

Na mesma

pesquisa, no cenário de segundo turno, entre os dois candidatos, Lula (PT) vence Bolsonaro (PL) por 57% a 34%. Diferença de 23 pontos percentuais. Houve redução de 2% na diferença, em relação à pesquisa DataFolha de maio deste ano.

A fase de maior

exposição dos candidatos e seus apoiadores ainda está por vir. Fatos novos tendem a aparecer. E boa parte dos eleitores pode mudar de opinião. Se algo grande não acontecer, o país terá eleito um político clássico.

Se alguém achar

que isso é coisa de Brasil, basta erguer o olhar. O mundo todo vive essa expectativa na plataforma da estação. O trem que levará ao futuro está chegando. É preciso agir com atenção. O trem vai partir dentro do horário.

No mês passado

(maio) ocorreu em Lexington (Kentucky – EUA) uma conferência sobre novas ideias e tecnologias para a agricultura do Século 21. Foram ressaltadas tendências, como: alimentos orgânicos, abandono de pesticidas e mecanização robótica.

Outras inovações

foram avaliadas: sustentabilidade, proteção ambiental, maiores produtividades, qualidade nutricional dos alimentos, maior tempo de conservação dos alimentos. Participaram investidores e pesquisadores de vários países, inclusive do Brasil.

Comentários