Anjos e demônios na Bíblia são seres humanos


 

José Reis Chaves

 Os teólogos da Igreja do alvorecer do cristianismo eram muito virtuoso e defendiam de boa-fé e com a maior sinceridade as suas doutrinas, mas por serem ainda imaturos ou pouco evoluídos no conhecimento doutrinário verdadeiramente bíblico e cristão, cometeram alguns erros nas suas doutrinas. Aliás, alguns dos seus ensinos, por serem contestados por outros teólogos, a Igreja oficial, ou seja, a que seguia o Bispo de Roma, teve que os transformar em dogmas.

 Os teólogos de hoje, mais evoluídos no conhecimento da Bíblia e de Deus é que, pela lógica, têm mais conhecimentos do que os antigos. E é óbvio que os modernos é que estão corretos e, pois, que devem ser seguidos de acordo com a evolução que não para em todas as áreas do conhecimento, seja ele científico, filosófico e religioso.

 E temos que ter cuidado com as interpretações bíblicas literais e, principalmente, com o abuso das figuradas, pois as polêmicas religiosas bíblicas, geralmente, são por causa das interpretações da Bíblia, ora, literais quando não devem ser, tornando-se, pois, erradas, ora alegóricas exageradas e, às vezes, até abusivas, gerando intermináveis polêmicas.

 E vamos ao assunto principal desta coluna de hoje em O TEMPO, de Belo Horizontem, assunto este que não tem nada de polêmico pra quem estuda em profundidade a Bíblia e a segue. Por isso, respeitosamente, chamo a atenção dos padres e pastores, pois o que vamos dizer é bíblico, e, no entanto, o que eles e seus colegas do passado ensinam não é de acordo com a Bíblia. Eles ensinam que os anjos e demônios são de outra categoria de espíritos não humana. Isso me fez aceitar o espiritismo, embora eu continue amando a Igreja. Eis alguns exemplos em que fica claro que, realmente, anjos e demônios são nossos irmãos, os primeiros são espíritos já super evoluídos, enquanto os últimos são espíritos ainda muito atrasados na prática do amor e da moral.

 No Novo Testamento em grego, “daimon” (plural “daimones”) é espírito humano, lembrando que eles são imortais, inteligentes e dotados de livre-arbítrio, podendo, pois, evoluir quando quiserem ou não, com sua própria vontade.

 Quando São Pedro foi libertado da prisão, ele foi para a casa de Maria, mãe de João. O pessoal da casa, a princípio, entendeu que ele era o seu ‘anjo’ – espírito –

de Pedro (atos 12: 15). Perguntamos: Alguém pode negar que o anjo de Pedro é seu espírito humano? Outro exemplo, o Anjo Rafael do Livro de Tobias identificou-se como sendo o Azarias, filho do grande Ananias, amigo do Tobias, o pai (Tobias 5: 13). Dispensam-se comentários para provarem que o Anjo Rafael era também um espírito humano...

PS: Com este colunista: “Presença Espírita na Bíblia” na TV Mundo Maior”, e a tradução do Novo Testamento completo, 2ª edição, revisada e ampliada na introdução e comentários interlineares, Ed. Chico Xavier (31) 3635-2585 e 0800-283-7147 Cássia e Cléia. contato@editorachicoxavier.com.br


José Reis Chaves é professor de português e literatura formado na PUC Minas, jornalista, escritor, entre seus livros: "A Reencarnação na Bíblia e na Ciência" e "A Face Oculta das Religiões", Ed. EBM-Megalivros, SP, ambos lançados também em Inglês nos Estados Unidos e tradutor de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Kardec, Ed. Chico Xavier. Programa “Presença Espírita na Bíblia, na TV Mundo Maior” e coluna no jornal O Tempo de Belo Horizonte. PS: Com este colunista na TV Mundo Maior “Presença Espírita na Bíblia” e a 2ª Edição revisada da tradução do Novo Testamento, Ed. Chico Xavier, (31) 3635-2585 Cássia e Cleia. contato@editorachicoxavier.com.br

Comentários