Alunos concluem curso de padeiros ofertado pela ACIJ

 Doze alunos concluíram na última terça-feira, 21 de junho, o curso de panificação, realizado de forma gratuita por meio de uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Jales e o Senai de Votuporanga. O foco principal foi na formação de novos profissionais para as padarias e supermercados de Jales.

Foram 160 horas de duração com cerca de 80% das aulas práticas, onde os alunos aprenderam desde armazenar os ingredientes de forma adequada, até a fabricação de pães doces, salgados, recheados, integrais, o tradicional pãozinho francês, roscas, cuca, pão de queijo, suspiro, baguetes, bolachas, croissant, sonho, pão de torresmo, pão de forma, brioche, broa, pão sovado, ciabatta, entre outros. Todo o material didático, ingredientes e produtos foram fornecidos pelo próprio Senai.

Praticamente todas as etapas do curso foram desenvolvidas na sede da ACIJ, sendo as aulas teóricas na sala de treinamentos e as práticas na cozinha da entidade, com exceção do pão francês, que foi assado em um forno próprio para esse tipo de produto, na padaria La Doce Vita, que fica ao lado da Associação Comercial.

Uma das alunas já saiu com proposta de emprego. Suzeli Saldanha, que atualmente trabalha em uma sorveteria da cidade, vai fazer um teste nos próximos dias em uma das redes de supermercados instalada em Jales. “Estou muito feliz em sair praticamente empregada na área em que eu me qualifiquei. Não vejo a hora de praticar tudo que aprendi no curso”, contou Suzy.

“É muito gratificante saber que o curso foi muito aproveitado pelos alunos e ainda mais por ver que tivemos profissionais formados aqui na ACIJ e que já estão saindo praticamente empregados. Isso nos motiva a continuar trabalhando firme para a capacitação de mais mão de obra. Temos muitas áreas com falta de gente qualificada, com formação, e vamos trabalhar para preparar esse pessoal”, destacou a presidente da ACIJ, Elaine Borges Bernardes.

O curso de padeiro do Senai começou no dia 23 de maio, e teve duração de oito horas diárias nos períodos da tarde e noite.

Comentários