Alinhamento de cinco planetas: fenômeno acontece neste fim de semana

 Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser conferidos entre as madrugadas de sexta-feira (24) e domingo (26). Planetário Ibirapuera contará com sessão especial sobre o tema

 

Entre sexta-feira (24) e domingo (26), será possível admirar a olho nu o alinhamento de cinco planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. A última vez que este fenômeno aconteceu, com os cinco planetas alinhados, foi em dezembro de 2004. A próxima só acontecerá daqui a 18 anos, em 2040.

 

“É um alinhamento aparente aos olhos humanos, ou seja, uma ilusão de ótica. Isto significa que eles não estão, de fato, alinhados no espaço, mas apenas para o nosso ponto de vista da Terra. Assim, podemos notar o plano do sistema solar: os planetas formam uma linha média entre eles”, explica João Fonseca, diretor do Planetário Ibirapuera. “A recomendação é buscar lugares que tenham pouca poluição luminosa, como locais mais afastados de grandes centros urbanos, para que se tenha uma melhor observação dos astros”, completa.

 

O horário ideal para conferir todos os planetas no céu ao mesmo tempo será antes do amanhecer dos dias 24, 25 e 26 de junho, entre 5h30 e 6h10. Neste período, basta olhar para a direção leste no céu noturno que já será possível visualizar primeiro Mercúrio, à esquerda, seguido de Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. De acordo com Fonseca, que é físico e especialista em astronomia, os planetas estarão com um espaçamento entre eles de, aproximadamente, um punho cerrado e esticado ao céu.

 

“Mercúrio é o planeta mais difícil de observar, pois fica muito baixo no horizonte. Dessa forma, será possível observá-lo apenas se estiver com o horizonte completamente livre, desobstruído de prédios, morros ou edificações”, afirma o diretor do Planetário Ibirapuera. “Essa dificuldade ocorre porque Mercúrio é o planeta mais próximo ao Sol e está sempre associado ao nascer ou ao pôr do Sol”, complementa.

 

Segundo o especialista, o alinhamento planetário é apenas um fenômeno visual. Não há nenhum tipo de influência direta perceptível aos seres humanos já que os planetas estão muito distantes de nós. O único astro capaz de alterar algo perceptível na Terra é a Lua, através de sua força gravitacional, que faz a oscilação diária das marés.

 

O alinhamento planetário não é um fenômeno tão raro, visto que acontece anualmente. Contudo, o alinhamento de cinco planetas é um fenômeno que ocorre em intervalos de 18 a 20 anos. “Como Júpiter e Saturno levam muito tempo para dar uma volta completa ao redor torno do Sol, ficam quase estáticos no céu e, por isso, o alinhamento deles é visível sempre no final do inverno e avançam na primavera”, informa o diretor do Planetário Ibirapuera.

 

Já Marte, leva cerca de dois anos terrestres para completar uma volta em torno do Sol. Nesse caso, em alguns anos não é possível visualizá-lo devido à sua proximidade com o Sol. “Neste alinhamento, Marte ficará bem alto no céu noturno”, diz Fonseca. “Mercúrio e Vênus, por serem planetas internos à órbita da Terra, estão sempre acompanhando o Sol, sendo melhor vistos ou na alvorada ou pôr do Sol” conclui.

 

Para quem deseja entender melhor sobre como ocorre o fenômeno, o Planetário Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo, realizará uma sessão especial ao vivo nesta sexta-feira (24), a partir das 17h, intitulada “O Céu da Noite - Alinhamento Planetário”. O espetáculo tem duração é de 40 minutos. A sessão é gratuita e aberta ao público mediante agendamento no site Urbia Pass.

 

Serviço: Sessão especial “O Céu da Noite -- Alinhamento Planetário”
Horário: sexta-feira, 24 de junho, às 17h

Duração: 40 minutos
Valor: Gratuito mediante agendamento via UrbiaPass 

 

Sobre o Planetário

O Planetário Ibirapuera, inaugurado em 1957, é o primeiro do Brasil. O prédio, em conjunto com a Escola de Astrofísica, é considerado um importante patrimônio histórico, científico e cultural, sendo tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT). A Instituição, denominada oficialmente Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini, é um importante polo de difusão científica no país.

 

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques Urbanos nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e recentemente foi vencedora da licitação de concessão das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, onde a assunção do espaço deverá acontecer em breve.

Comentários