Workshop de Visão Sistêmica no Anglo de Jales trouxe uma experiência de como lidar com conhecimentos e emoções no ambiente escolar



A Terapeuta Sistêmica Ana Cláudia apresenta o workshop “Visão Sistêmica no Ambiente Escolar” - Professores do Anglo de Jales durante a apresentação do workshop  e participantes confraternizaram com a Terapeuta após a realização do workshop

No mês de dezembro de 2021, a Terapeuta Sistêmica, Ana Claudia de Carvalho, ministrou um workshop sobre “Visão Sistêmica no Ambiente Escolar”, no Anglo de Jales, direcionado aos professores.

Diante da Visão Sistêmica no Ambiente Escolar, os professores puderam entender como sentir e posicionar as suas emoções dentro da profissão.

Com esse posicionamento, o professor pode ficar no seu lugar de direito, que é na visão sistêmica, entender que ele só pode ser professor do aluno que chega até ele. “O professor não pode ser o seu pai, nem a sua mãe, nem seu psicólogo e nem o seu mentor e sim, o seu professor, aquele que ensina, que mostra como viver e se relacionar nos ambientes sociais e ensinar os conteúdos metodológicos escolares”, disse Ana Claudia de Carvalho.

Segundo Ana Claudia, a escola ganhou leveza com a aplicação do workshop, leveza em entender o que é hierarquia, o que é ordem e o que é dar e receber, em equilíbrio.

As reflexões do workshop ofereceram aos professores do Anglo de Jales, uma experiência singular, trazendo sentimentos, conhecimento e emoções. Uma contribuição para a vida pessoal, familiar e profissional de cada um que esteve presente, mostrando que estão em constante mudança e aprendizado.

A visão sistêmicaproporciona uma postura de respeito, pertencimento, amor, equilíbrio e, nesse contexto, os educadores, os alunos e todos os envolvidos, precisam reconhecer a função que desempenham dentro do sistema e respeitar o outro como ele é. Se o vínculo for respeitoso, abrem-se possibilidades positivas para resolver as situações desafiadoras do cotidiano. “Então, quando esse vínculo é respeitado, eu entendo o lugar dos pais, o lugar do aluno e o lugar do professor, a ordem acontece, gerando um equilíbrio constante nas relações”, disse Ana Claudia de Carvalho.

Comentários