Férias: hora de se divertir

 *Aline Tayná de Carvalho




Se tem um tempo que é muito esperado pelas crianças, esse tempo é o das férias. Mesmo sendo recente o retorno presencial delas à escola, esse período, onde não há grandes preocupações e horários para cumprir seus afazeres, é muito desejado, aguardado e carregado de expectativas. O momento ideal para aproveitar ao máximo o tempo livre, se divertir e sair da rotina.


É muito legal quando toda a família consegue sair de férias ao mesmo tempo e aproveitar esse período com passeios e viagens, e isso já garante muitos momentos de diversão. Porém, não são todas as famílias que contam com essa possibilidade, pois muitos pais não conseguem conciliar seu período de descanso do trabalho com as férias escolares, e aí encontra-se um grande desafio, proporcionar momentos de alegria sem sair de casa.


Não podemos esquecer que ainda estamos vivendo uma realidade onde os cuidados com nossa saúde e daqueles que estão ao nosso redor se fazem necessários, por isso, é bom considerar atividades que possam ser realizadas dentro de casa ou em ambientes abertos. Contar com a ajuda de avós, tios, padrinhos e amigos pode ser uma ótima opção para colocar em prática a diversão que as crianças esperam.


No entanto, é importante organizar o dia a dia das crianças para que elas possam aproveitar as férias com qualidade, já que muitas delas se prendem aos meios eletrônicos, e isso não quer dizer que não poderão, em nenhum momento, utilizar celular, tablets ou computador, mas vale apresentar outras possibilidades que sejam compatíveis com cada momento.


Nem sempre é fácil tirar a criança do “seu mundo”, por isso é importante integrar-se a ele e contar com a criatividade e a dedicação para tornar esse tempo prazeroso e cheio de significado.


Pensando nisso, seria legal aproveitar os momentos em família para criar situações que venham a estreitar os laços afetivos e garantir um momento divertido, como assistir a um filme, fazer uma noite de jogos, uma noite do pijama, desenho, pintura, caça ao tesouro, o preparo de um lanche ou refeição, teatro, contação de história, uma competição com jogos tradicionais, piquenique, entre outros.


Poderiam ainda pensar em atividades que agreguem conceitos pedagógicos como brincar de escolinha, fazer a lista do mercado, escrever uma história contando como está sendo esse período de férias.


Para saber o que a criança deseja e espera deste período é importante ouvi-la, tirar um tempo para conhecer suas expectativas, seus planos e, principalmente, o que esperam de você pai, mãe, avô (ó), tio (a). O tempo precisa ter qualidade tanto para a criança quanto para você, por isso aproveite e divirta-se!


*Aline Tayná de Carvalho Barbosa Rodrigues é Psicóloga Escolar no Instituto Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP)

Comentários