Embrapa coletará mangabas de área de Aracaju que será transformada em bairro residencial para conservação genética

 





 

Banco genético de mangaba em Itaporanga

Uma equipe da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) realizará, na manhã de segunda (17), coleta de frutos das mangabeiras localizadas no Bairro 17 de Março, na capital sergipana, que em breve terá plantas removidas para a construção do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres pela Prefeitura Municipal.


A ação acontece a partir das 10h, e será coordenada pela pesquisadora Ana Veruska Muniz, especialista em recursos genéticos vegetais, além da analista Raquel Fernandes, co-autora de estudos e mapeamentos sobre a fruta em Sergipe. A coleta de frutos contará com o apoio da Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper.


Mangaba tem sabor marcante e importância sociocultural: foto Saulo Coelho

O objetivo é coletar os frutos para caracterizar a variabilidade genética, catalogar, produzir mudas de mangabeiras e introduzi-las no Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de mangaba mantido pela Unidade da Embrapa no Campo Experimental de Itaporanga d’Ajuda – um banco de conservação dos recursos genéticos da fruteira, reconhecida oficialmente como Árvore Símbolo de Sergipe.


SERVIÇO

O que: Coleta de frutos de mangaba para conservação genética

Quando: 17 de janeiro (segunda)

Horário: 10h

Onde: Residencial Mangabeiras – Bairro 17 de Março – Aracaju

Quem: Ana Veruska Muniz – pesquisadora; Raquel Fernandes – analista; representantes da Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper

Comentários