Webinar orienta dessecação pré-colheita em trigo

 

 
 

A prática da dessecação do trigo é utilizada por muitos produtores na Região Sul para uniformizar a lavoura ou antecipar a colheita. No webinar “Dessecação pré-colheita em trigo” pesquisadores da Embrapa buscarão orientar os cuidados na operação para evitar perdas na produtividade da lavoura. O webinar está marcado para o dia 22/09, às 19h30, no canal da Embrapa no Youtube.

 

A antecipação da colheita do trigo pode ser uma prática importante em locais onde o final do ciclo da cultura do trigo sobreponha o período de instalação da cultura de verão, bem como pode ser alternativa para reduzir a germinação pré-colheita em condições de ambiente desfavoráveis ao trigo.

 

A uniformização da lavoura e antecipação da semeadura da soja são as principais vantagens em fazer a dessecação do trigo. Como desvantagens estão o risco de menor germinação das sementes, queda no rendimento de grãos, falhas no manejo de plantas daninhas e, principalmente, resíduos de herbicida no grão. Ainda, o trigo dessecado agrega mais custos à produção, com gasto em dessecante e operação de pulverização.

 

Segundo Leandro Vargas, pesquisador da Embrapa Trigo, o único produto registrado para dessecação do trigo hoje é glufosinato de amônia, na dose de 1,75 l/ha, que seca a lavoura lentamente sem interromper bruscamente o enchimento de grãos. "A dessecação na maturação fisiológica (momento indicado para a operação) pode antecipar a colheita em, no máximo, seis dias. Pensando em antecipar a semeadura da soja, acredito que dessecar para colher o trigo apenas seis dias mais cedo não vai trazer vantagem. Não aumenta a produção da soja e pode afetar o rendimento do trigo", avalia Vargas.

 

Além do pesquisador Leandro Vargas, o webinar “Dessecação pré-colheita em trigo” vai contar com a participação do pesquisador Fernando Adegas, da Embrapa Soja, e moderação do Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé.

 

Webinar Dessecação pré-colheita em trigo

Dia 22 de setembro de 2021 – 19h30

Canal da Embrapa no Youtube em https://www.youtube.com/embrapa

Joseani Antunes (MTb 9693/RS) 

Embrapa Trigo 

Comentários