Seminário comemora aniversário de 5 anos do Arquivo Permanente do TJMG

 Palestras são exibidas na página da Ejef no YouTube




O 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto, abordou a importância do arquivo permanente do TJMG que produz conhecimento para a sociedade (Foto: Divulgação/TJMG)

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) realizou nessa segunda-feira (20/9) o primeiro encontro virtual do Seminário "Comemoração do Aniversário de 5 anos do Arquivo Permanente do TJMG". Outros dois encontros serão realizados nesta terça-feira (21/9) e na quarta-feira (22/9). As palestras são exibidas ao vivo pela internet na página da Ejef no YouTube, entre 18h30 e 20h30.

Nesta segunda-feira (20/9), o evento virtual foi aberto pela gerente de Arquivo, Gestão Documental, Documentos Eletrônicos e Permanentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Simone Meireles Chaves. Ela apresentou um histórico da evolução do tratamento de documentos e arquivos no TJMG.

O diretor executivo de Gestão da Informação, Fernando Rosa de Sousa, e a coordenadora de arquivos, Sônia Santos, integraram a mesa de abertura virtual do Seminário.

O 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto, registrou a relevância do Arquivo Permanente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que "tem uma gestão voltada para a produção de conhecimento. Ele não só armazena os documentos, mas cumpre a missão constitucional de produção de cultura".



A gerente Simone Meireles Chaves apresentou um histórico da evolução do tratamento de documentos e arquivos no TJMG (Foto: Divulgação/TJMG)

A professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Mariana Batista, ministrou a palestra: "E aí, o que é arquivo permanente"?

O público alvo do Seminário são magistrados, gestores, servidores da 1ª e 2ª instâncias, auxiliares da justiça, estagiários e público externo, principalmente arquivistas, restauradores, conservadores de documentos, historiadores e demais interessados em gestão de documentos.

A iniciativa tem como objetivo esclarecer quais as as principais diferenças entre arquivos permanentes e massas documentais acumuladas; quais são as principais funções arquivísticas e atividades envolvidas no gerenciamento arquivístico e apresentar noções sobre a relação existente entre os arquivos e a memória.

Veja o Seminário na íntegra. Acesse a página da Ejef no canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ib_d2jkhqhM.

Comentários