FERROVIA SENADOR VICENTE VUOLO: Ao homenagear produtor rural, Rumo pode estar descumprindo lei aprovada por Dante em 1998

 

Foto: Olhar Direto/Montagem

Ao homenagear produtor rural, Rumo pode estar descumprindo lei aprovada por Dante em 1998
Ao dar o nome do produtor rural Olacyr de Moraes à ferrovia estadual de Mato Grosso, a Rumo Logística S/A pode estar descumprindo uma legislação estadual, proposta pelo deputado Wilson Santos (PSDB) e sancionada pelo ex-governador Dante de Oliveira (já falecido), em julho de 1998. Conforme a lei 7.027, o trecho da Ferronorte que atravessa o estado deve ser chamar Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo.

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A escolha do nome Ferrovia de Transporte Autorizada Olacyr de Moraes (FATO) pegou de surpresa todas as lideranças políticas de Mato Grosso, que tinham como certa a homenagem ao político mato-grossense que se empenhou pela chega dos trilhos.

A esolha da Rumo só foi anunciada nesta segunda-feira (20), quando o contrato de adesão para a construção, implantação e exploração de 730 quilômetros da ferrovia foi assinado. A questão deve ser debatida na Assembleia, que tem sessão ordinária nesta quarta-feira (22).

A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). O investimento estimado para implantação da ferrovia é de R$ 11,2 bilhões.

Falecido aos 84 anos, em 2015, Olacyr já foi o maior produtor individual de soja do mundo, o que o tornou conhecido como "Rei da Soja". Foi pioneiro deste cultivo na região de cerrado e dono da Fazenda Itamarati onde, dentre outras pesquisas, foram desenvolvidas variedades de cultivos, como o algodão ITA-90, que tornou o Brasil exportador do produto, isso tudo em Mato Grosso, na região de Diamantino. Foi também produtor de cana de açúcar e etanol.

Já Vuolo morreu em 2001, aos 71 anos, vítima de pneumonia. Em sua carreira política, foi prefeito de Cuiabá, deputado federal e senador. Em 1975, quando estava na Câmara Federal, oVuolo apresentou projeto de lei para a inclusão no Plano Nacional de Viação a ligação entre São Paulo e Cuiabá. O traçado da nova ferrovia partiria de Rubinéia (SP),passando por Aparecida do Taboado, Rondonópolis e chegaria a Cuiabá.

Em 19 de maio de 1989, foi assinado contrato de concessão para a construção e operação da ferrovia por 90 anos, com a empresa Ferronorte S.A., criada por Olacyr.

Em 1991, após inúmeros adiamentos foram iniciadas as obras do trecho Santa Fé do Sul (SP) - Alto Araguaia (MT). Estas foram concluídas em 1998, quando o trecho passou a entrar em operação. Em 2013, os trilhos chegaram à Rondonópolis.

Foi criada em julho de 1998, a holding Ferropasa, empresa que controlava as ferrovias Ferronorte e Novoeste. Em novembro de 1998 a Ferropasa, fez parte do grupo vencedor do leilão da Malha Paulista (ex-Fepasa), que passou a ser denominada Ferroban. Posteriormente foi criada a holding Brasil Ferrovias, que congregava a operação da Ferrovia Novoeste S.A., Ferronorte S.A. e Ferrovia Bandeirantes S.A..

Em 2006 o controle do Grupo Brasil Ferrovias foi assumido pela América Latina Logística e a Ferronorte passa a ser nomeada como América Latina Logística Malha Norte S.A. Em abril de 2015, a América Latina Logística foi adquirida pela empresa Rumo Logística e o trecho passou a ser chamado Rumo Malha Norte S.A.

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