Alunos concluem curso de Viveirista e vão receber o certificado





Entre os dias 16 e 18 de setembro, 15 alunos estiveram participando do curso gratuito profissionalizante Viveirista – Módulo I – Horticultura.

A secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, explicou que o objetivo principal do curso foi ensinar os participantes a efetuarem o plantio de sementes e mudas de horticultura em viveiros. O curso contou com aulas teóricas, ministradas na sede da Escola Técnica Agrícola Dr. José Luiz Viana Coutinho e práticas na Gigante Hortaliças, localizada no Córrego do Açude. 

Os 15 alunos do curso tiveram aulas das 8h às 17 horas e aprenderam sobre viveiros permanentes, viveiros com mudas em raiz nua, produção de mudas de hortaliças, viveiros com mudas em recipientes, substratos, recipientes, aquisição de sementes e materiais de propagação, preparo do material propagativo, métodos de propagação, semeadura e plantio. As aulas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Ricardo de Angelis Marinheiro.

Sandra Gigante salientou ainda que os alunos tiveram a oportunidade de ‘aprender a estruturar um viveiro através de conhecimentos específicos, efetuarem planejamento de atividades e adquirirem também conhecimentos gerais sobre solo, definição de viveiro e sementeira, condução do viveiro e muito mais. “Tudo isso pode contribuir para melhorar suas produções e gerar emprego e renda”, finalizou Sandra Gigante.

O curso foi realizado pela Prefeitura de Jales em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo,  e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales. Os alunos receberão certificados de participação e conclusão do curso.




Comentários